Direito a propriedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
CURSO DE DIREITO

TRABALHO
DIREITO CIVIL IV
5º SEMESTRE

BRAGANÇA PAULISTA
2011
BÁRBARA DE AQUINO BORGES R.A: 001200900212
BRUNA MUCCIACITO R.A: 001200901226ROSINEIDE SERAGGIOYO BORIM R.A: 001200900135

TRABALHO
DIREITO CIVIL IV
5º SEMESTRE

Trabalho apresentado ao curso de Direito da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, comorequisito parcial para a obtenção de média bimestral, sob a orientação da professora Renata.

BRAGANÇA PAULISTA
2011
PESQUISA


A Constituição Cidadã, também chamada de Constituição Federal de1988, possui como objetivo o interesse social. Em seu artigo 5º “caput”, está disposto o direito à propriedade, sendo este reforçado pelo legislador constituinte com a garantia à inviolabilidade de taldireito em seu inciso XXII. De acordo com o autor Martignetti (2007), propriedade é objeto que pertence a alguém de modo exclusivo, ou seja, dispor de alguma coisa de modo pleno.
A expressão“direito à propriedade” no artigo 5º Caput da Constituição Federal e “direito de propriedade” no inciso XXII do mesmo artigo, tem o mesmo significado e devem ser interpretados como proteção da propriedadeexistente. Ou seja, diferente do que muitos entendem a Constituição Federal não prevê um direito à propriedade pelo qual o Estado teria a obrigação de dar propriedade a quem não tem, e sim secomprometer em proteger a propriedade já existente. Esta proteção é condicionada a função social, que visa impor um freio contra a liberdade do proprietário, conforme o artigo 5º, inciso XXIII.
Segundo AndréCarneiro Leão (2005) é permitido que o proprietário use, goze e disponha de seus bens, desde que realize as expectativas mínimas de sociedade. O direito à propriedade, assim como outros direitosfundamentais não é absoluto.
Por questões de sobrevivência, é de extrema importância todo individuo possuir morada. A habitação satisfatória consiste em pressuposto para a dignidade da pessoa...
tracking img