Direito trabalhista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA TRABALHISTA
AUTORA : NÍVEA MARIA


TEMPO EFETIVAMENTE TRABALHADO E TEMPO Á DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

Diz o art. 4º da CLT que “Considera-se de serviço efetivo o período em que oempregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.”

Há dois critérios básicos para medir o tempo de trabalho: o tempoefetivamente trabalhado e o tempo à disposição do empregador, hipótese em que o empregado é remunerado não apenas quando está trabalhando.

Vale ressaltar que o período em que o empregado estáaguardando ordens é considerado como jornada de trabalho.

O Brasil afastou o critério do tempo efetivamente trabalhado, para adotar o critério do tempo posto à disposição do empregador.

A jornada detrabalho é a parte do dia na qual o trabalhador se acha disponível para prestar serviços, sendo irrelevante se o faz, ou não.

O artigo 58 da CLT estabelece que “A duração normal do trabalho, paraos empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”
A CF / 1.988 no seu artigo 7º, XIII inovou, determinando oslimites da jornada de trabalho e assim o fez “A duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, medianteAcordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.”
A Constituição estabeleceu a duração semanal do trabalho em 44 horas, mas não disse como fazer a divisão diária.

Permitiu acordos para o fim de redução oucompensação, mas não para ampliação da jornada de 8 horas.

As jornadas de trabalho podem ser negociadas através de Convenções Coletivas e Acordos Coletivos de Trabalho, como é o caso, por exemplo,das convenções que prevêem trabalho diário de 12 horas por 36 de descanso, como no setor hospitalar.

Amauri Mascaro Nascimento ressalta que se o sistema é de revezamento, é válida a negociação...
tracking img