Direito simbolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MITOLOGIA –

Mitologia é um conceito criado durante a antiguidade grega, antes da Filosofia, a mitologia era o modo narrativo que os gregos usavam para explicar o por quê dos fenômenos ou seja aquilo que aparece às sensações ou mesmo o que não se vê. Havia narrativa para explicar praticamente tudo. Este poder explicativo estava vinculado a outro fator muito importante emuito caro aos gregos: a crença de que as narrativas tinham de fato acontecido do modo como descrito na narração; não havia dúvidas e nem porque duvidar. Como as narrativas falavam sempre de um mundo sobrenatural, ou seja, um mundo que transcendia a natureza das coisas visíveis, havia uma interação inquestionável entre homens, natureza e deuses. Os deuses eram vistos, principalmente, por suascaracterísticas que os diferenciavam dos homens, a imortalidade e a capacidade de resolver questões que fugiam da capacidade do homem. Os homens chamavam-se, entre si, de mortais, justamente porque eram diferentes dos deuses. Os mitos referiam-se à origens de um fato ou de um estado de coisas, por exemplo, ao nascimento, à morte, ao clima, à guerra, a uma relação entre homens ou entre homens e natureza.Qual o sentido profundo dos mitos gregos e por que se deve hoje em dia ainda se interessar por eles? Segundo o filósofo Luc Ferry, a mitologia está muito longe de ser, como frequentemente se considera na atualidade, um apanhado de “contos e lendas”, uma série de pequenas histórias mais ou menos fantasmagóricas, com a exclusiva finalidade de distrair. “Ao contrário de se limitar a uma simplesdiversão literária, ela constitui o cerne da sabedoria antiga, a origem profunda daquilo que a grande tradição da filosofia grega logo a seguir desenvolveu sob uma forma conceitual, visando definir os parâmetros de uma vida bem-sucedida para nós, mortais (LUC FERRY, 2005, A sabedoria dos Mitos gregos).



1.1 MITO :

O mito é a mesma coisa que fábula, invenção ou ficção, onde o mitodesignava uma história verdadeira, de caráter sagrado e de exemplar significado, tem um novo status semântico, na verdade é um resgate e acabou por designar tudo o que não pode existir realmente também fornece os modelos para a conduta humana, conferindo valor à existência. O mito está ligado a sociedades arcaicas, é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretadaatravés de perspectivas múltiplas e complementares. A principal função do mito consiste em revelar os modelos exemplares de todos os ritos e atividades humanas significativas até mesmo aos dias atuais como referências. Os mitos fazem menção a um passado glorioso, repleto de eventos grandiosos que pode ser imitados, pois os gestos paradigmáticos têm igual aspecto positivo e expressavam a vontade ea soberania sobre os acontecimentos e fatos.


“O mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do princípio. Em outros termos, o mito narra como, graças às façanhas dos entres sobrenaturais, uma realidade passou a existir... é sempre, portanto, uma narrativa de criação: ele relata de que modo algo foi produzido e começou a ser. Omito fala apenas do que realmente ocorreu, do que se manifestou plenamente. Os personagens dos mitos são os entes sobrenaturais. Eles são conhecidos, sobretudo, pelo que fizeram no tempo prestigioso dos primórdios. Os mitos revelam, portanto, sua atividade criadora e desvendam a sacralidade (ou simplesmente a sobrenaturalidade) de suas obras. Em suma, os mitos descrevem as diversas e, algumas vezesdramáticas, irrupções do sagrado (ou do sobrenatural) no mundo. É essa irrupção do sagrado que realimente fundamenta o mundo e o converte no que é hoje” p. 11 (Eliade, Mircea Mito e Realidade - Coleção Debates 52)





2 SÍMBOLOS :

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo “symballein”, que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de...
tracking img