Direito romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Definir coisa in patrimonium
Eram coisas ou bens que podiam ser objeto de apropriação individual, integrando o patrimônio de alguém.

2- Definir coisa fora do patrimônio
Também chamadas de extra commercium, aquelas coisas não podiam fazer parte do patrimônio do particular. Eram as coisas sagradas e as pertencentes ao Estado Romano.
3- Definir coisa fugível
Fugível é aquela quepode ser pesada, medida ou contada, podendo ser substituída por outrade igual espécie, qualidade e quantidade. Ex. dinheiro e alimentos.
4- Definir direito de Propriedade
Era a faculdade que ligava o homem a determinada coisa. Direito que conferia ao seu titular um poder de forma absoluta, exclusiva, perpetua, opnível, garantido por uma ação do ius civile chamada rei vindicatio.
5- Citarcaracterísticas de propriedade e as definir
Propriedade Quiritária: Era a propriedade prevista na lei decenviral, uma instituição do ius civile, portanto peculiar aos cives romani dos primeiros tempos, eram próprias dos romanos.
Propriedade Pretoriana ou Bonitária: Foi criação do Pretor. Estava presente nas ações divisórias, quando cabia ao magistrado fazer entrega da coisa litigiosa a uma daspartes.
Propriedade Peregrina: Era aquela que o proprietário não tinha seus direitos reconhecidos pelo ius civile, por ser estrangeiro.
Propriedade Provincial: Era relativa aos imóveis da península Itálica, pertencentes ao Estado Romano por conquistas.
6- Citar os modos de aquisição de propriedade dos ius civile
São os fatos jurídicos, permitidos por lei, objetivando a aquisição e o domínio.De acordo com o ius civile, adquire-se propriedade pelos seguintes modos: Mancipatio, in iure cessio, adjudicatio, por lei e pelo usucapião.
7- Citar os modos de aquisição do ius getium
Traditio: era um modo de aquisição não convencional, não solene, de transferência consensual da posse ou da propriedadede uma coisa.
Occupatio: era a aquisição da propriedade de uma coisa sem dono (abandonadapelo seu dono), mediante a tomada de posse e a intenção de ser dono.
Accessio: ocorre quando uma coisa de outrem ou por força natural ou artificialmente, se une a outra para formar com esta um todo orgânico.
8- Citar os modos de perda de propriedade
Perdia a propriedade pela extinção ou perecimento da coisa; pelo abandono; pela transferência de domínio a outrem; renuncia, ficando a coisaextra commercium.
9- Definir posse
Posse é o poder físico exercido sobre a coisa pelo proprietário ou por outrem.
10- Citar os elementos de posse
ANIMUS: é o elemento subjetivo, a intenção. Nada mais é do que a intenção de deter a coisa, intenção de ser proprietário, que se traduz na maneira de agir e atuar como se dono fosse.
CORPUS: é o elemento objetivo, de ordem física, material,concreta, a dominação de fato, o apoderamento da coisa.
11- Citar as espécies de posse
Possessio Naturalis: Também chamada de possessio corpore, aquela que corresponde à simples detenção, constituindo uma relação de fato com a coisa, sem intenção de apoderar-se dela porque se detinha o nome de outrem.
Possessio civilis: É a relação de fato com a intenção de ter a coisa para si, baseada numajusta causa, ou seja, sob uma relação reconhecida como idônea, capaz pelo Ius civile de propiciar a aquisição da propriedade, por meio da traditio e da usucapio.
Possessio ad interdicta: Indica uma relação de fato que se estabelece com a detenção da coisa e da vontade de possuí-la. É a categoria mais frequente e mais importante, por isso em certas circunstância é chamada simplesmente de POSSE.12- Definir o direito sobre a coisa alheia
Tem a finalidade de propiciar alguns direitos aos indivíduos na propriedade de outrem, para que possam suprir suas necessidades indispensáveis. Ex. utilizar-se de um caminho que está situado na fazenda de outrem.
13- Definir Servidão
Elas tinham por fim proporcionar uma participação na utilidade na coisa por quem não era proprietário. Eram chamados...
tracking img