Direito publico e privado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vírus

A primeira referência a existencia sobre os virus foi dada por Luis Pasteur (1822-1895), são seres nao-celulares extremamente pequenos(medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
Os virus são entidades infecciosas que não possuemmetabolismo próprio, não têm sistemas para produzir energia nem para sintetizar proteínas,por isso precisam multiplicar-se no interior das células. Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos, são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. Otermo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).Vírus são estruturas simples, se comparados a células, e não são considerados organismo, pois não possuem organelas ou ribossomos e não apresentam todo opotencial bioquímico (enzimas) necessário à produção de sua própria energia metabólica.
Além disso, diferentemente dos organismos vivos, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. A partir das células hospedeiras, os vírus obtêm: aminoácidos e nucletídeos; maquinaria de sintese de proteina (ribossomos) e energia metabólica (ATP), sendo assim e capaz de originar rapidamente centenasde novos vírus dentro da célula hospedeira,muitas vezes com consequências drásticas para o organismo. Certo vírus podem causar tantas alterações nas células hospedeira que estas passam a se dividir sem controle, originando tumores.
Apesar de a maioria dos vírus ser prejudicial, alguns deles podem ser usados em benefício da humanidade.Grande parte dos projetos de genete-
rapia, cujo objetivo écurar doenças genéticas substituindo genes alterados por genes normais, baseia-se no uso de vírus geneticamente modofica-dos, que transportariam genes normais para dentro das células doentes.

A ESTRUTURA DOS VÍRUS

Os vírus diferem de todos os seres vivos por serem acelulares,ou seja, por não apresentarem estrutura celular, é constituido por ácido nucléico,em geral uma única molécula, envoltapor proteínas. Certos tipos de vírus possuem um revestimento externo formado por restos de membrana plasmá- tica da célula em que se originaram.O ácido nucléico do vírus contém as informações para se multiplicar e para produzir novas partículas virais, essas informações constituem o genoma viral. Comparados a outros organismos os vírus têm poucos genes.
Enquanto o genoma humano tem entre 30 e40 mil genes e o genoma bacteriano cerca de 4mil, o vírus da varíola, um dos maiores e mais complexos, tem apenas 200 genes. Vírus pequenos como o HIV e o vírus do sarampo têm menos de 10 genes. Os genes virias entram em atividade quando o vírus penetra na célula hospedeira, geralmente ativados por enzimas da própria célula infectada. Dentro dela,o material genético viral multiplica-se produzmoléculas de RNA mensageiro que comandam a produção das protéinas virais.
Capsídio é o envoltório do vírus, formado por proteínas. Além de proteger o ácido nucléico, o capsídio tem a capacidade de combinar-se quimicamente com substâncias presentes na superfície da célula. Alguns vírus podem apresentar lipídio, proveniente da membrana da célula onde se originaram.
Como sobrevive: Um vírus sempreprecisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e células procarióticas (de bactérias). A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de...
tracking img