DIREITO PROCESSUAL PENAL I

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO PROCESSUAL PENAL I

Caso concreto 2

Na tentativa de identificar a autoria de vários arrombamentos em residências agrupadas em região de veraneio, a polícia detém um suspeito, queperambulava pelas redondezas. Após alguns solavancos e tortura físico-psicológica, o suspeito, de apelido Alfredinho, acabou por admitir a autoria de alguns dos crimes, inclusive de um roubo praticadomediante sevícia consubstanciada em beliscões e cusparadas na cara da pessoa moradora. Além de admitir a autoria, Alfredinho delatou um comparsa, alcunhado “Chumbinho”, que foi logo localizado e indiciadono inquérito policial instaurado. A vítima do roubo, na delegacia, reconheceu os meliantes, notadamente “Chumbinho” como aquele que mais a agrediu, apesar de ter ele mudado o corte de cabelo e raspadoum ralo cavanhaque. Deflagrada a ação penal, o advogado dos imputados impetrou habeas corpus, com o propósito de trancar a persecução criminal, ao argumento de ilicitude da prova de autoria.Solucione a questão, fundamentadamente, com referência necessária aos princípios constitucionais pertinentes.
R- Os direitos ao acesso à Justiça, ao devido processo legal, bem como ao contraditório e à ampladefesa servem de fundamento para o direito constitucional à prova. A prova é o meio para fazer chegarem ao conhecimento do juiz, no processo, os fatos relevantes para o julgamento da causa. O direitoà prova é um direito instrumental de outros direitos, uma vez que é por meio da exata comprovação dos fatos no processo que o cidadão poderá obter o provimento jurisdicional que dê efetividade aosseus direitos.
O advogado impetrou o habeas corpus baseado no Princípio da Vedação das Provas Ilícitas: Significa que a parte não pode produzir provas não autorizadas pelo ordenamento jurídico ou quenão respeitem as formalidades previstas para a sua formação (art. 5º, LVI, CF), porém a prova obtida não é correta na delegacia, sendo prova ilícita ferindo a garantia fundamental do sujeito.
Com...
tracking img