Direito penal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL
1.1 Segundo ORTRIWANO (1985, p.13) em seu livro Informação no Rádio, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade brasileira a ter uma emissora de rádio. Porém no decorrer da história,experiências que foram realizadas por alguns amadores,tinham como prova cabal,documentos que revelaram que o rádio nasceu no Estado de Recife no dia 6 de Abril de 1919, quandoum transmissor importado da Europa (França) deu início a inauguração da Rádio Clube de Pernambuco por Oscar Moreira Pinto, que logo após se tornou sócio de Augusto Pereira e João Cardoso Ayres. Segundo CÉSAR no livro Como Falar no Rádio (2009,p.44) ele afirma que a data do nascimento do rádio no Brasil é tema que existe controvérsia.
Os pais são muitos e as datas, diversas. Algunshistoriadores afirmam que o nascimento do rádio ocorreu exatamente no dia 6 de Abril de 1919, no Recife, quando foi fundada a Rádio Clube de Pernambuco , por Oscar Moreira Pinto. No entanto, há relatos oficiais que afirmam que a primeira locução transmitida no rádio aconteceu no dia 7 de Setembro de 1922,durante a exposição comemorativa do centenário da Independência. Os organizadores dessa exposição sabiamque aquela data ficaria marcada na história em decorrência das novidades apresentadas,dentre elas a Semana de Arte Moderna e grande novidade tecnológica: o rádio (CÉSAR2009 p.44 )
A data da inauguração da rádio ocorreu no dia 7 de Setembro de 1922, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência, que teve o uso de aproximadamente de 80 receptores que foram exclusivamente importados para o evento inaugural no Rio de Janeiro. Essa experiência propiciou uma certa camada da sociedade, que tiveram oportunidade de acompanhar emcasa, o discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Empresários dos Estados Unidos da empresa Westinghouse trouxeram para o Brasil os primeiros equipamentos que permitiram a instalação de uma antena de 500 watts no morro do Corcovado, que é o Cristo Redentor, distribuindo assim para 80 unidades receptoras em algumas cidades cariocas. Apesar deste evento experimental, que na época chamou atençãoda Sociedade e atraiu dezenas de curiosos, chegou a ter algumas transmissões realizadas no Teatro Municipal, incluindo na programação, a cobertura de músicas eruditas, óperas e orquestras. A estratégica do plano piloto inicial da empresa americana Westinghouse parecia ter agradado a todos, portanto como não havia um segundo projeto tecnológico que pudesse viabilizar a continuidade dastransmissões, foram encerradas as atividades deste experimento, segundo afirma Cyro César (2009 p.44) “A intenção dos norte americanos era fazer com que o governo do Brasil viesse a investir em um novo canal de comunicação aqui no nosso país. De acordo com TEIXEIRA (Patrulha da Cidade,2011 p.16 ) ele enfatiza que ,a iniciativa dos empresários americanos não atendeu ás expectativas de venda ao governobrasileiro e se não fosse a interferência de dois brasileiros, certamente teria sido um grande fracasso. Assim, Henrique Morize,engenheiro francês naturalizado brasileiro e Edgard Roquete Pinto, professor e antropólogo brasileiro, conseguiram o apoio da Academia Brasileira de Ciências, entidade que era presidida por Morize, para a compra dos equipamentos. Era criada em Outubro de 1923 a primeira emissorabrasileira. A Rádio Sociedade,com uma orientação claramente educativa e que acabou sendo doada ao governo federal em 1934, passando a ser chamada de Rádio MEC. Segundo a autora Gisela Ortriwano, na obra A Informação no Rádio" , ela afirma que a programação, na verdade, não estava apenas voltada para atingir os objetivos de seus fundadores, mas também promover o trabalho de intelectuais: “Nasceu...
tracking img