Direito penal ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO PENAL II AULA 13

Questão n.1) Deyse Neves, foi denunciada como incursa no delito tipificado no art. 1º, II, da Lei n.9455/1997, por ter havido, mediante a utilização de uma escova decabelo de cabo de madeira e correia de cinto, agredido seu filho Wallace, de três anos de idade. Em juízo, confessou a ré ter tido como motivo das agressões físicas o negativa de seu filho em utilizaro banheiro para a realização de suas necessidades, bem como sua “pirraça” ao fazê-las no chão da sala de casa (fls. 132/133). Restadas comprovadas autoria e materialidade das agressões e,consectárias lesões à integridade física da criança, o Ministério Público entendeu estarem presentes os elementos configuradores do delito de tortura e não do delito de maus-tratos, previsto no art.136, do CódigoPenal. Ante o exposto com base nos estudos realizados sobre o tema, indique, fundamentadamente, a correta tipificação à conduta de Deyse Neves, bem como diferencie os delitos supracitados.

Torturaé quando o individuo provoca um sofrimento físico/psicológico execessivo a vítma, já maus-tratos, a intenção é corretiva. O dolo nos maus-tratos é “animus corrigendi” e na tortura o dolo é causar ointenso sofrimento. Deyse estava com a intenção de TORTURAR mesmo o filho, pois uma criança de 3 anos ainda não consegue ter o entendimento e nem tem a devida noção de procurar um banheiro na hora defazer suas necessidades fisiológicas. Uma criança de 3 anos é um ser em desenvolvimento.

 
Questão n.2) O art.131, do Código Penal define como crime: “Praticar, com o fim de transmitir a outremmoléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio”. Examinando esse artigo, assinale a alternativa correta: (Exame OAB/SP, 2005.1)

a) é crime próprio, material, de forma livree comissivo.
b) não pode ter como sujeito passivo quem já está enfermo pela mesma ou por outra moléstia.
c) a transmissão da moléstia grave sempre é por meio de ato sexual.
(x) d) exige “dolo...
tracking img