Direito internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de direito internacional

1-O que é o G7, G8, G20?E o que compõe eles.
G7 – Grupo dos sete Definição Conforme as palavras do autor o G7 é antes de qualquer coisa “um fórum de debates queexpressa os interesses de um restrito, mas fundamental, grupo de países”. O G7 foi criado em 1975, no intuito de reunir as nações mais ricas do mundo, para tratarem de questões relevantes na searainternacional. Objetivos Os temas tratados pelo G7 são: Economia internacional (comércio; paridade cambial; estabilidade monetária e investimentos); Segurança; Terrorismo; Manutenção da paz; Meioambiente. Características Concentração do poder econômico-militar mundial; Elaboram metas e usam de seus recursos e influência para atingi-las. Principais ações A promoção de uma influência mútua de idéias;Decisões coletivas em relação aos grandes problemas mundiais; e Mobilização da imprensa internacional. Principais problemas A alta concentração de poder é um problema, pois é evidente que os setepaíses membros do G7 tomam decisões que afetam todas as nações. Dessa forma, todos os países não membros ficam “reféns” das decisões tomadas pelo G7.
O G7 é composto por: EUA, Alemanha, Reino Unido,Japão, França, Canadá, Itália

G8- Quando a Rússia iniciou a transição para uma economia de mercado em 1994, os países do G7 permitiram que ela participasse de todas as discussões econômicas efinanceiras. Então o G7 mais a Rússia assumiram oficialmente o título de G8 em 1997 no “encontro dos oito”, em Denver.
Os países que formam o G8 são: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, o Reino Unido, osEstados Unidos e a Rússia.
G20- ou grupo dos 20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999,após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de...
tracking img