Direito internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comente a afirmação de Shimon Peres: "Antes, o mundo era conectado pelo mar e pela terra. Agora, ele é conectado pelo ar. E no ar não há história, geografia nem soberania. Apenas comunicação, que éum importante meio de transporte."

Isto se deve ao processo de globalização, o comercio mundial é apontado como o mais importante catalisador do progresso verificado nos meios de produção,comunicação e transporte. A intensificação das relações comerciais acarreta o aparecimento de uma serie de necessidades, para as quais são dadas respostas que tornam o espaço mundial cada vez mais integrado. Osanseios comerciais abrem terreno para o desenvolvimento de novas técnicas de transporte (e.g., motor a combustão, inclusive para o uso na aviação, e contêineres, para uso na navegação internacional) ecomunicação (e.g., microprocessadores, celulares e internet), bem como para a criação de novos produtos e novas técnicas de produção. Na cauda do desenvolvimento técnico-científico, seguem asmudanças nas políticas econômicas dos Estados e o impulso em outras áreas, como a cultura, o turismo e a educação.
Em meio ao turbilhão provocado pelo processo de globalização intensificado, surgem novosespaços, que não se confundem nem com o nacional nem com o internacional: são espaços transnacionais. Os espaços transnacionais vão alem da concepção de Soberania e são marcados peladesterritorializacao dos relacionamentos político-sociais e pela ultravalorizacao do sistema econômico capitalista, que articula ordenamento jurídico mundial a margem das Soberanias dos Estados.
A desterritorializacaoe caracterizada pelo surgimento de um território transnacional, diverso tanto do espaço estatal quanto do espaço que liga dois ou mais espaços estatais, situando-se na “fronteira transpassada” ou na“borda permeável do Estado”, e constituindo um espaço virtual não-contido, que não esta lá nem cá — o que dificulta, por exemplo, a identificação do local exato de uma conversação em um chat...
tracking img