Direito hebraico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Os hebreus são de origem semita vivia na região da mesopotâmia (entre os rios Eufrates e tigre). A palestina e dividida em varias parte sendo uma de planície costeira ao longo do mediterrâneo, outra de picos elevados no centro, e o curioso vale do Jordão que fica a abaixo totalmente do mar, os hebreus tinha em suas terras o mar mediterrâneo de um lado e um deserto do outro,i sendo ô local de passagem da africa e asia.Os hebreus eram agricultores, pastores de ovelhas tinham plantio de uvas, trigos, eram um povo monoteísta, eles acreditavam que jesus eram o messias, acreditavam em um só deus que tinha revelado a um patriarca, Abraão, aparti nesse momento crio um relacionamento com os “Povo escolhido” assim começando a historia monoteísta desse povo, para eles deusescolhia os lideres, depedendo do seu merecimento Deus te dava vitória ou derrota na guerra.
Os hebreus viviam em doze tribos onde eram dividida entre filhos, tinha uma divisão politica e social. Das doze tribos onze cuidava basicamente, da agricultura e do pastoreio, a decima segunda não tinha terras por cuidar de funções sacerdotais eram os levitas, existiam outra camada sociala dos escravos e dos estrangeiros , os escravo tinha muito direito, muito autores excita-o em chama-los de escravos eram cercado de muitas considerações e direitos, os estrangeiros livres não gazavam do mesmo direito, dois tipos de estrangeiro os que tinha ligação com as tribos de Israel que assim desfrutavam de algum direito e os que não tinha ligação nenhuma assim não tendo direito algum.Após quarenta anos de escravidão e depois de se libertarem do Egito, ao chegarem a terra prometida deixaram de ser simples pastores, assim passando a agricultores-pastores. O comercio atingi-o ô auge da economia no período de Davi e Salomão.
Por volta de 1800 a.c os hebreus enfrentaram uma grande seca onde foram obrigados a saírem da palestina e irem para o Egito assim não sesabe o certo se os hebreus se juntaram a uma tribo chamada nicsos, assim despertaram a iram do Egito que passaram a pagar impostos altíssimo e muito acabaram escravizados. Moises lideraria este povo aproximadamente em 1250 a.c um episodio chamado de êxodo, uma princesa achou um menino no rio. Após chegando a idade adulta teria tomado consciência de sua origem hebraica e depois de um exilio teriavoltado para liderar a libertação dos hebreus. Alguns acredita que Torá (que cotem a lei dos hebreus) que foi criada pelo próprio Moisés, após a saída do Egito que esse povo começou a ter bases de seu direito. A base moral desse povo pode ser encontrada nos dez mandamentos que teria sido escrito “pessoalmente” por Deus no monte Sinai como aliança entre ele e o povo escolhido. Torá também é chamado depentateuco formada pelo cinco primeiros livros da bíblia o Genesis, Êxodo, Levítico, o Números e o Deuteronômio. Alguns autores afirma que a lei de Moises apontando como a um direito religioso assim compreender estas sociedade e sua religião e leis. A religião é a essência desse povo, o monoteísmo foi por século exclusivo do povo Israelita dessa forma quando formos fala dos hebreus precisaremospassar por questões religiosa. Assim podemos definir a Característica mais importante a que é alicerce e o ponto de referencia da sociedade a religião, quando o povos sempre se descuidava dele acontecia problemas na sociedade politico e sociais.
Moises como autor do pentateuco, portanto autor do deuteronômio, essa obra deve ter o tempo de seu criador do século XIII a.c. mas os anosseguintes foram primordias para a uma formação de uma nova legislação. Por volta de 586 a.c. o rei da babilônia Nabucodonosor fez um cerco de um ano e conquistou o reino hebreu foram levados em pequeno número para babilônia como escravos. Este fato foi um ponto de partida para a formação de um direito hebraico novo oral após entrarem em contato com novas culturas (persas, grega, romana) os...
tracking img