Direito financeiro e tributário ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEONARDO OLIVEIRA CARRERA
MARCELLO GUSMÃO

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II
TRABALHO PARA A COMPOSIÇÃO DA NOTA RELATIVA A AVI

Salvador-Ba

2012
Questão 01 - Um prestador de serviços,segrega, em suas cobranças encaminhadas aos clientes, os honorários devidos e as despesas a serem reembolsadas (deslocamento, Xerox, telefone, etc). Oferece apenas os honorários à tributação. Énotificado, pela Receita Federal do Brasil a recolher também o imposto sobre o valor recebido a título de reembolso de despesas. A quem assiste a razão?
A razão assiste a Receita Federal do Brasil, e oprocedimento está correto, devido que o mesmo recebeu adiantado ou fez as despesas e depois, receberia o reembolso. As notas fiscais deveriam estar em nome do empresa que o contratou, justificando assim talreembolso, o qual não seria penalizado pela Receita.
Questão 02 – A denominada substituição tributária ”para frente”, prevista no art. 150, §7º, da Constituição federal de 1988 é constitucional? Nãoocorrendo o fato gerador do tributo recolhido antecipadamente deve haver restituição? Ocorrendo o fato gerador, se a base de cálculo for superior ao antecipado, deve o contribuinte recolher adiferença do imposto?
A alteração introduzida pela Constituição Federal, através da emenda Constitucional nº 03/1993, teve como intuito conferir validade ao regime de substituição tributária, dando o amparoe fundamento de constitucionalidade; Sim deve haver a restituição, pois há direito do substituto reaver o imposto dele retido, na etapa anterior de circulação das mercadorias; sim deve recolher adiferença, pois o fato gerador sendo a base de cálculo, e recolhido a maior, deve haver a imediata e preferencial restituição,se estendendo também aos contribuintes substituídos, no caso em que o fatogerador se concretiza por preço inferior ao presumido para retenção do imposto.
Questão 03- É possível o aproveitamento de credito de IPI decorrentes da aquisição de insumos isentos ou com alíquota...
tracking img