Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso 1

As ações ordinárias são ações normais, atribuindo direitos ao acionista, nada lhe é tirado ou acrescentado, decorrem da lei, não havendo necessidade de indicar no estatuto, não comportamsubdivisão de classe. A lei atual permite classes de ordinárias diversas à companhia fechada (art.16 LSA). Qualquer alteração no estatuto, na parte que regula as classes ordinárias, salvo estipulaçãoestatutária em contrário, exigirá a concordância unânime dos titulares das ações atingidas. Cria-se um impasse toda vez que um único acionista resolver obstacularizar a proposta de alteração, atémesmo eventual pretensão de abrir o capital da sociedade resultará bloqueada, pois a conversão em companhia aberta dependerá da eliminação da diversidade de classes nas ações ordinárias, isto dependendoda unânime concordância dos interessados.
As ações preferenciais, ao contrário das ordinárias, são sempre diferenciadas, cada classe de preferencial tem sempre uma coisa a mais ou a menos. Aspreferenciais para serem admitidas no mercado de valores mobiliário devem desfrutar de vantagens alternativas como:
- dividendo mínimo prioritário de 3% do valor patrimonial da ação, conjugado com aexigência que o dividendo obrigatório da sociedade não fosse inferior a 25% do lucro líquido ajustado.
- Receber dividendos superiores em pelo menos 10% aos que forem conferidos às ações ordinárias.- direito de inclusão da ação preferencial sem voto, no âmbito da eventual oferta pública e de alienação com direito a voto.
Quanto a desvantagem, a restrição mais comum é em relação ao voto. Acriação da ação preferencial decorre do interesse dos controladores em colocar no mercado ações que não influam no controle da sociedade.

Caso 2

“AÇÃO NOMINATIVA É, PORTANTO, TÍTULO DE CRÉDITO DAESPÉCIE VALOR MOBILIÁRIO (...).”
Apud in José Luiz Bulhões Pedreira, A Lei das S/A., Renovar, p. 314.

A ação nominativa é título de crédito, pois representa o direito de receber do credor e o...
tracking img