Direito empresarial

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
1) HÁ DIFERENÇA ENTRE IMPOSTOS E TAXAS? EXPLIQUE.

Apesar de os dois serem uma espécie de tributos, eles têm as suas diferenças. De acordo o Art. 16. “O Imposto é o tributo cuja obrigação tem porfato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.” Não esta vinculada a uma atividade prestada pelo Estado. Ela é unilateral, pois há obrigaçãopor uma das partes, quantia que pessoas ou organizações devem pagar ao governo para que o Estado possa financiar suas atividades. Já as taxas estão vinculadas a uma atividade especifica do Estado. Ébilateral, pois as obrigações são de ambas as partes. É uma exigência de taxas pelo exercício do poder de polícia, imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental para serviços.2) O CONDOMINIO RESIDENCIAL “X” ADOTOU UM PROGRAMA DE RECICLAGEM DE SEU PROPRIO LIXO, RAZÃO PELA QUAL NÃO UTILIZA O SERVIÇO MUNICIPAL DE COLETA E REMOÇÃO DE LIXO . PERGUNTA-SE: PODERA SER EXIGIDO DOCONDOMINIO RESIDENCIAL “X” O PAGAMENTO DA TAXA DE COLETA DE LIXO? JUSTIFIQUE.

O serviço público é remunerado por meio de taxas, porque é especifico, divisível, prestado e deve ser posto adisposição de todos os contribuintes, mesmo que alguns não utilizem tal serviço. Por isso, poderá ser cobrada do condomínio residencial “x” a taxa de coleta de lixo, mesmo que ela tenha adotado um programa dereciclagem individualmente. Pois é disponibilizado pelo Município este serviço, para todos os moradores.


3) O ESTADO DA BAHIA, MEDIANTE LEI, MAJOROU A ALÍQUOTA DO IPI (IMPOSTO SOBRE OS PRODUTOSINDUSTRIALIZADOS) PARA AUTOMÓVEIS DE LUXO, MOVIDOS À GASOLINA, COM MOTORES ACIMA DE 2.1, DE 5% PARA 10%. A REFERIDA MAJORAÇÃO É CONSTITUCIONAL?

A majoração da alíquota do IPI não é constitucional.De acordo o Art. 153. Compete à União instituir imposto sobre produtos industrializados que só pode ser estabelecido nos limites da lei, porque só ela pode extinguir, majorar ou reduzir sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito Empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!