Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades avaliativas
Aluno- Elizeu Albach – RA 2030926569
Curso – Logística / 2° semestre / Disciplina - Direito Comercial e Tributário
Professor presencial- Jhonies Rodrigues de Almeida Santos
Cidade – São josé dos Campos – SP
26/11/2010

ORIENTAÇÕES– QUESTÕES AVALIATIVAS
2º SEMESTRE – TLOG

DIREITO EMPRESARIAL

As questões avaliativas deverão ser respondidasindividualmente, e postadas no Moodle após a cada teleaula.
- Trabalho individual (as questões serão respondidas individualmente pelos alunos diretamente no ambiente Moodle);
- Valor da atividade: até 1,5 ponto se entregue no prazo regular, até 1,0 ponto se entregue até o dia da prova;
- Não serão aceitas entregas após o prazo final. O ambiente Moodle será fechado;
- Será corrigida pelos tutorespresenciais;
- Após concluir o trabalho, entregar uma via impressa para o tutor presencial

Segue abaixo resumo de todas as questões avaliativas solicitadas pelo professor, porém as mesmas serão respondidas pelos alunos, uma a uma no Ambiente Virtual de Aprendizagem, conforme as orientações fornecidas:


Teleaula 1


TEMA 01 - Direito Comercial e o Direito Empresarial


“Ponto de Partida” dapágina 108


O.b.s.: Antes dos acadêmicos responderem individualmente a questão, você tutor presencial deve solicitar que efetuem a leitura do conteúdo da página 15 do PLT – 220 – ANAN JR, Pedro; MARION, José Carlos. “Direito Empresarial e Tributário”. Valinhos: Alínea, 2010 e que efetuem pesquisas nos sites disponibilizados nas Bibliografias Básica e Complementar. Incentive-os a acessar ossites disponibilizados na página 111 do Caderno de Atividades.





A partir desse estudo você estará apto a entender os fatores de produção. Responda individualmente a questão: Dentre as atividades desenvolvidas pelos empresários, existe o entendimento de que eles são responsáveis pela chamada “combinação de fatores de produção”. Segundo a ANAN (2010), esses fatores podem ser divididos emcapital, mão-de-obra, insumo e tecnologia. Diante disso, em sua opinião, o legislador brasileiro poderia excluir algumas dessas atividades do Código Empresarial? Justifique sua resposta.


Resposta; Não, visto que o empresário utilizando a conjunção destes fatores, identifica uma oportunidade, produz e atende uma demanda de pessoas obtendo ,com isso, lucro e riqueza.


O Direito Empresarial é oramo do direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens e serviços, a que podemos denominar empresa, e a atividade do empresário é combinar estes fatores de produção, portanto não podem serem excluídos do Código Empresarial.












TEMA 02 - A Figura do Empresário
Questão 4 da página 115

Um indivíduo recém-formado em Administração confeccionoucartões de visita, intitulando abaixo do seu nome: “Empresário”. A postura desse ex-estudante está correta? Justifique a resposta.

Resposta; A postura não está correta visto que, de acordo com o Código Civil , é considerado empresário apenas quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços, ( PLT pg. 22 ), portanto a postura está erradae descabida de fundamentos.




Teleaula 3

TEMA 03 - As Sociedades no Direito Empresarial
Questão 5 da página 122

Cite as sociedades que fazem parte das Sociedades Personificadas e as conceitue.

Resposta; As Sociedades Personificadas são legalmente constituídas e registradas em órgãos competentes , dividem-se em sociedade Empresária e Sociedade Simples.
Quanto á diferenciação deEmpresária versus Simples, considera-se.
Empresária a Sociedade que tem por objetivo o exercício de atividade própria de Empresário com registro na Junta comercial.
Por outro lado, consideram-se Simples as demais. De maneira geral, sociedade Simples é, sobretudo, aquela que explora atividade de serviços decorrentes de atividade intelectual e de cooperativa com registro no Cartório Civil....
tracking img