Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Presidencialismo e Parlamentarismo no Brasil
Críticas, favorecimento e entendimento á favor ou contra. O que é melhor? Você é adpto a qual? Conhecimentos de Direito Empresarial.

Acrítica não é propriamente ao parlamentarismo, mas aos maus hábitos da política brasileira. Esses hábitos nasceram da irresponsabilidade dos parlamentares. Quando eles tiverem responsabilidade,isso deixará de acontecer, sobretudo com o voto distrital. O parlamentarismo politiza o povo e o torna fiscal mais eficiente. O presidencialismo dificulta a organização e o fortalecimentodos partidos políticos, o que é essencial para a democracia. O excessivo poder dos presidentes e governadores cria lideranças muito fortes, pessoais, e com o governo garantido por um períodode tempo, sem que dependam dos partidos.
Mesmo no presidencialismo, os partidos podem ser fortes e controlar os executivos por suas bancadas parlamentares, que aprovarão as leis e osorçamentos de que o Executivo precisa. Por outro lado, no parlamentarismo, também há o risco de o Primeiro Ministro tornar-se um ditador de seu próprio partido, o que acontece com freqüência.
Oparlamentarismo é, afinal, uma ditadura. Uma ditadura não é só de generais ou de um ditador civil. Ela pode ser exercida por um grupo. No caso do parlamentarismo, quando não há limites aopoder do Parlamento, caracteriza-se uma ditadura. No presidencialismo, há mais garantias porque o poder está dividido.
O Presidencialismo é o responsável pela crise brasileira e pelasdeposições. Quando um governo é incompetente, a crise é inevitável, porque não há o que fazer, a não ser tentar derrubar esse governo. No parlamentarismo, o governo cai, sem crises políticas, eé substituído por outro.
O Parlamentarismo no Brasil nunca funcionou. Só não foi pior no Império, porque não havia efetivamente parlamentarismo: havia o poder moderador de D.Pedro.
tracking img