Direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Direito
2ª Série Direito do Trabalho I
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, aconvivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudantepara a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios davida profissional.

AUTORIA: Nordson Gonçalves de Carvalho
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra Faculdade Anhanguera de Osasco

Alexandre Junger de Freitas
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Direito - 2ª Série - Direito do Trabalho I

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, o aluno terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nasDiretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Leitura e compreensão de enunciado. Interpretação da mensagem da lei (CLT) e aplicação aos desafios propostos. Leitura e interpretação da doutrina e jurisprudência. Aplicação do conteúdo doutrinário e jurisprudencial nos desafios apresentados.

Produção Acadêmica


Relatórios com os resultados das pesquisas realizadas em cada uma das Etapaspropostas.

Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 7 participantes; • entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização
O material escrito solicitado nestaatividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4; • com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; • espaçamento de 1,5 entre linhas; • se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamentosimples entre linhas; • com capa, contendo: • nome de sua unidade de ensino, curso e disciplina; • nome e RA de cada participante; • título da atividade; • nome do professor da disciplina; • cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:.
Alexandre Junger de Freitas

Nordson Gonçalves de Carvalho

Direito - 2ª Série - Direito do Trabalho I

Pág. 3 de 3

DESAFIO
O desafio consiste na elaboração de relatórios e análise de acórdãos que os alunos devem cumprir em grupo, a fim de desenvolverem o raciocínio jurídico, argumentativo e de reflexão crítica acerca da legislação vigente e posição jurisprudencial adotadapelos Tribunais do Trabalho. Desponta a importância do presente desafio no sentido de incentivar o estudo sistêmico entre a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho – Decreto-lei n. 5.452 de 1º de maio de 1943) e os microssistemas que formam todo o ordenamento jurídico, proporcionando ao aluno a oportunidade de verificar como se dá a aplicação teórica aos casos concretos analisados pelo Poder...
tracking img