Direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO





Como já vem acontecendo com vários outros grupos, o nosso Sindicato também se negou a fornecer informações á respeito do tema do trabalho.
Em compensação, o SINTRASUL – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Pilar do Sul e Região, através de seu Diretor, Sr. Aquiles, nos atendeumui amavelmente, colocando-se á nossa disposição e nos fornecendo todo o material que se encontra em anexo.
Só podemos lamentar esses fatos que vem ocorrendo, não só em relação ao nosso grupo, mas também com outros, pois os representantes dos Sindicatos simplesmente se negam á atender os alunos, como também alegam não possuir material que possa ser fornecido, bem como alegam não possuirnenhum acordo ou convenção da categoria em andamento.
Ainda bem que existem outros que, ao contrário, se colocam á nossa disposição, inclusive para palestras ou debates, ficando orgulhosos de poderem mostrar a atuação de seu Sindicato, como foi o caso do SINTRASUL.





































1- 1- ENTREVISTAO Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Pilar do Sul e Região, conta atualmente com 8.200 associados, sendo 1.200 trabalhadores avulsos e mais ou menos 7.000 empregados registrados, representando não só os trabalhadores avulsos , que são cadastrados no Sindicato mas também os trabalhadores de categorias diferenciadas, conforme o estatuto.
Quando asempresas solicitam trabalhadores no Sindicato, estes o encaminham, seguindo uma determinada seqüência, através do cadastramento que é feito desses trabalhadores por um banco de dados.
As empresas recolhem os encargos previstos em lei, na Caixa Econômica Federal, em formulários que são fornecidos pelo Sindicato, sendo devolvidos á ele após a autenticação bancária, no momento em que é feito opagamento dos serviços prestados, podendo ser semanais ou quinzenais, dependendo de cada empresa.
O Sindicato fica com 22% á titulo de encargos administrativos e assistenciais, devolvendo o restante ao trabalhadores avulsos.
Essa porcentagem fica com o Sindicato para atendimento ás necessidades de seus associados: atendimento médico e odontológico, medicamentos, cestas básicas,transportes, empréstimos emergenciais, lazer, etc.
O Sindicato abre mão da contribuição sindical determinada em lei, visto ser suficiente os descontos já citados para atendimento de seus objetivos administrativos e sociais.
O Sindicato também procura chamar para debates os representantes da administração pública local, assim como os representantes das empresas.
O presidente em exercício nosindicato nos disse que, por causa dessa atuação democrática, aliada á liberação de descontos autorizados por lei, acarreta um certo clima de atrito com outros Sindicatos, como por exemplo o de Sorocaba.
Além desse problema, um outro que está sendo enfrentado pela atual direção, é o de atrair os trabalhadores que estão indevidamente no quadro de outros Sindicatos, como por exemplo, osajudantes de carga e descarga, que estão no Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários, e não no SINTRASUL.
Nesse Sindicato, o piso salarial é de R$ 287,00, ao passo que, no sindicato entrevistado é de R$ 341,00.
A Federação autorizou o SINTRASUL a atuar em outras bases territoriais, além da que já é abrangida por ele: Cajati,Pariquera-Açú, Juquiá, Miracatu, Eldorado, Barrado Turvo, Sete Barras, Campina de Monte Alegre, Taboraí, Jacupiranga, Nova Campina, Ribeirão Branco e Itapecirica da Serra, além de outras duas sub-sedes, em Piedade e Tapirai.


















2- 2- HISTÓRICO




A categoria de trabalhadores avulsos surgiu diante da necessidade de carga e descarga de mercadorias no porto, possuindo...
tracking img