Direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação Prática Teórica
Caso concreto: Um governador de estado decidiu decretar intervenção em município situado no território de seu estado sob a alegação de que não foi aplicado o mínimo exigidoda receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme exige a Constituição Federal.
 
Diante dessa situação hipotética, discorra sobre a intervenção em municípios, respondendo àsseguintes perguntas:
 
a)A intervenção poderia se realizar pelo estado-membro, ou deveria ter sido decretada apenas pela União?
R: A intervenção em município somente será realizada pela Uniãoquando o município estiver em território Federal. Assim, cabe ao estado-membro realizar a intervenção nos municípios localizados na área de seu território, observados os requisitos do artigo 35 C.R.F.B. AUnião não pode fazer intervenção no território pois este não é ente e já está sob domínio da dela.

b)É adequado dizer que a citada intervenção, para se concretizar, depende de prévia autorizaçãojudicial?
R: Sim, pois existem basicamente duas formas de intervenção: a espontânea, que depende de ato discricionário (que analisa critérios de conveniência e oportunidade) do chefe do Estado emalgumas hipóteses previstas no texto constitucional; a provocada, que pode ser por solicitação ou por requisição, impede que o chefe do executivo aja, mesmo que identifique a irregularidade, de ofício. Nopresente caso há uma identidade entre o artigo 34,VII, e e o artigo 35,III. Ambos, haja vista o princípio da simetria, representam princípios constitucionais sensíveis de forma que é necessário oajuizamento de uma adin interventiva só que na esfera estadual. Assim, o procurador geral de justiça, que é chefe do Ministério Público Estadual (simetricamente aplicado ao Procurador Geral da República)deve ajuizar ação no TJ (simetria com relação ao STF) o qual, caso julgue a ação procedente requisitará a intervenção ao governador de Estado (simetria com relação ao presidente da república)....
tracking img