Direito do Trabalho - Origem e Evolução Histórica

Páginas: 8 (1998 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
O Direito do Trabalho é um ramo do direito de formação jurídica e legislativa relativamente recente. O trabalho, em contrapartida é tão velho quanto à existência da humanidade, desde o homem primitivo, onde não havia propriamente a figura do “trabalho”, mas a própria sobrevivência exigia ações básicas dos homens, o que gerava obrigações para si mesmas. O homem sempre trabalhou para obter seusalimentos. Desenvolvia o seu trabalho de forma primitiva, com instrumentos de trabalho rudimentares, objetivando apenas a satisfação de suas necessidades imediatas para sobreviver, sem o intento de acúmulo. Ele caça, pesca e luta contra o meio físico, contra os animais e contra os seus semelhantes. Era, portanto, uma economia apropriativa. A necessidade de saciar a fome e assegurar a defesa pessoalexigia do homem a cassa a pesca e a luta contra os animais, o meio físico e até mesmo contra o seu semelhante. A mão, no entanto era o instrumento de trabalho nesta época onde não se caracteriza o trabalho como prestação de serviço alheio, mas sim como uma luta constante pela sobrevivência.
O trabalho consistia em uma simples cooperação. Não havia divisão de trabalho. Até então, o homem e suafamília trabalhavam para o seu próprio sustento. A população se dispersava em pequenos agrupamentos. Trabalhavam conjuntamente, visto que o homem não dominava tecnicamente a natureza, e a cooperação era essencial, uma questão de sobrevivência. Assim, foi organizada uma divisão de trabalho por sexo: os homens dedicavam-se ao trabalho de maior risco, enquanto as mulheres colhiam os frutos(espontâneos) da natureza.
Foi na idade antiga, 4.000 a.c que o homem começa a se organizar de maneira a dar origem ao trabalho prestado através do sistema de troca, em proveito alheio, tendo o regime de escravidão como meio mais comum neste sistema de trabalho e a mais expressiva representação do trabalhador na idade antiga. A prática escravagista surgiu das guerras. Nas lutas contra grupos ou tribos rivais,os adversários feridos eram mortos. Posteriormente, ao invés de matá-los, percebeu-se que era mais útil escravizar o derrotado na guerra, aproveitando os seus serviços. A escravidão foi um fenômeno universal no mundo antigo.
Mais adiante, na Idade Média, pode-se dizer que três tipos básicos de trabalhadores existiam. Os Vassalos, que se subjugavam por contrato ao Senhor Feudal, trabalhandobasicamente por comida e proteção do próprio “empregador”; os Servos de Gleba, que eram praticamente escravos, podendo inclusive ser vendidos, dados ou trocados por outros escravos ou mercadorias, e os Artesãos, que trabalhavam por conta própria e comercializavam a sua mercadoria.
Aos poucos, o trabalhador surge na história figurando como pessoa, muito embora os seus direitos fossem os mínimospossíveis. Contudo, ainda na idade média, o surgimento de algo que nunca ocorrera antes, entidades representativas de produtos e de trabalhadores, semelhantes ao sindicalismo contemporâneo. A partir de então iniciou-se a luta de classes deflagrada na era moderna.
Mais adiante e ainda na Idade Média, temos o surgimento das Corporações de Ofício, que contemplavam três espécies de membros. Os Mestres eramos proprietários das oficinas. Em grau intermediário, têm-se os companheiros, que eram os trabalhadores livres que recebiam salários por parte dos Mestres. Os aprendizes eram menores que recebiam dos mestres o ensinamento metódico do ofício ou profissão, podendo passar ao grau de companheiro se superassem as dificuldades dos ensinamentos. A pesar da existência de maior liberdade ao trabalhador, arelação das corporações com os trabalhadores era de tipo autoritário, sendo mais destinada à realização de seus interesses do que à proteção destes.
Com o advento da Revolução Francesa, foram extintas as Corporações de Ofício, uma vez consideradas incompatíveis com o ideal de liberdade da pessoa.
Com o passar do tempo e com a extinção das Corporações, o homem começa a deixar o campo e partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • origem e evolução historica do direito
  • Evolução histórica do direito do trabalho
  • evolucao historica do direito do trabalho
  • Evolução historica
  • Evolução Histórica do Direito do Trabalho
  • EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO
  • a evolução histórica do direito do trabalho
  • Evolução histórica do direito do trabalho:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!