Direito desportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Justiça Desportiva pode ser conceituada como conjunto de instâncias desportivas autônomas e independentes das entidades de administração do desporto de personalidade jurídica dedireito público ou privado, com atribuições de dirimir os conflitos de natureza desportiva e de competência limitada ao processo e julgamento de infrações disciplinares definidas em códigos desportivos.Isto posto, para comprovação da nossa hipótese e fundamentando-se em nosso objetivo específico, “delimitar a competência para a solução de litígios em matéria desportiva”, iremos discorrer sobre talquestionamento.
A Constituição Federal Brasileira, ao tratar da Justiça Desportiva, não apenas erigiu este meio de solução de conflitos ao patamar constitucional, como também impôs o esgotamento damatéria discutida – pela tramitação por Tribunais Desportivos – como um requisito obrigatório para o acesso ao Poder Judiciário. Em outras palavras, a Constituição Federal de 1988 impôs o esgotamento dainstância desportiva como precedente necessário ao conhecimento da matéria pelo Poder Judiciário.
O poder disciplinar da Justiça Desportiva, instituído pela já citada Constituição, tem comofundamento o respeito ao fair play, a obediência às normas e regras do jogo, ao adversário e aos espectadores. Dita seu artigo 217, que o desporto é um direito de cada um, cabendo ao Poder Público oesgotamento às práticas do desporto formal e não-formal e ao lazer, alçado como forma de inclusão e promoção social.

ESTRUTURA, COMPETÊNCIA E JURISDIÇÃO

A estrutura, a competência e a jurisdição dosórgãos da Justiça Desportiva estão estabelecidas no art. 52 da LGSD: Superior tribunal de justiça Desportiva, funcionando junto a cada uma as entidades nacionais de administração do desporto, Tribunal deJustiça Desportiva, junto às entidades regionais de administração do desporto, Comissões Disciplinares, como primeiro grau de jurisdição de ambos tribunais. As ligas referidas no art. 20 da LGSD...
tracking img