Direito de sucessões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - IDPP
_________________________________________________________________________DIREITO DAS SUCESSÕES

1- ACEPÇÕES DA PALAVRA SUCESSÃO: No direito das sucessões, emprega-se a palavra sucessão em um sentido restrito, para designar tão somente a transferência da herança ou dolegado, por morte de alguém, ao herdeiro ou legatário, seja por força de lei, ou em virtude de testamento.

2- OBJETO:

2.a- Patrimônio Transmissível - A sucessão visa à transferência dopatrimônio de uma pessoa a outra. O patrimônio a ser transmitido é constituído da totalidade dos bens pertencentes ao de cujus, sejam imóveis ou móveis, direitos e ações, títulos ou dinheiro, jóias, etc; Asdívidas, no entanto, são transmissíveis também, assim o ativo e o passivo se transferem. Porém os herdeiros só estarão obrigados às dívidas até o limite das forças da herança.

2.b- Herança e Legado -Constituem dois aspectos do acervo transmissível. Distinguem-se pelo fato de o legado consistir na idividualização de bens pelo de cujus conferidos a determinada pessoa. Na herança não há essaindividualização, pois o herdeiro recebe uma fração ideal, uma parte não especificada; na herança é conferida uma porcentagem.

2.c- Legítima e Porção disponível - Legítima é a parte do patrimônio que serátransferida às pessoas referidas na lei e que são os ascendentes e os descendentes, mesmo que essa não seja a vontade do falecido.
Porção disponível é a parte do acervo da qual o indivíduopoderá livremente dispor, contemplando parentes ou estranhos, pessoas físicas ou jurídicas, fundações ou instituições de caridade. Na porção disponível impera a liberdade volitiva. Na legítima, domina avontade da lei.

2.d - Herança Jacente e Herança Vacante - Uma pessoa pode falecer deixando um patrimônio sem que se conheçam ou sem possuir herdeiros. Nesse caso, o Estado promove a arrecadação...
tracking img