Direito da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PROJETO DE PESQUISA

O projeto manifesta as pretensões de pesquisa. Trata-se de um documento elaborado pelo investigador em que há um planejamento sistematizado de uma monografia ou um outro trabalho acadêmico (dissertação, tese, artigo).




1.1 Projeto e monografia são duas coisas distintas:

O projeto: propõe um objetivo buscando solucionar um problema. Trata-sede um plano de pesquisa onde o pesquisador busca a clareza do caminho a ser percorrido e as etapas a serem transpostas para garantir a viabilidade da pesquisa.

Monografia: é um plano de exposição dos resultados do trabalho desenvolvido de acordo com o projeto previamente estabelecido.




1.2 Tipos de pesquisa

Bibliográfica, jurisprudências, estudo de caso,pesquisa de campo, estudo comparativo.




1.3 Componentes do projeto




Capa, Folha de Rosto, Sumário, Introdução, Tema, Delimitação do tema, Problema, Hipótese, Objetivos, Justificativa, Embasamento teórico, Metodologia, Cronograma e Referências.




1.4 Introdução




Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolverapresentando genericamente o tema, anunciar a idéia básica, delimitar o foco da pesquisa ,situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho, descrever as motivações que levaram à escolha do tema.

Exemplo: Se escolhermos como o Tema “Democracia”

1 INTRODUÇÃO Neste trabalho será apresentado o aspecto epistemológico do termo “democracia” que darão sustentação à análisejus-sociológica desse termo. Será descrito como nasceu o conceito de democracia e como suas características principais se perpetuaram até á contemporaneidade.

Apresentaremos como a democracia participativa surgiu na vida dos brasileiros e se ela atua de forma efetiva.

Atentar-se-á com este trabalho para o fato de que urge que se desenvolva o espírito democrático, para um país maisigualitário.




1.5 Tema

Definir o objeto de análise: O QUÊ SERÁ ESTUDADO?

Exemplo: se estabelecermos o assunto a ser estudado DEMOCRACIA, o objeto do estudo poderá ser este tema. (este é o ponto de partida).

O tema é na verdade o assunto que será tratado se identificando com o próprio objeto da pesquisa. Devemos observar, no entanto, que só o tema nãoé o suficiente para iniciarmos uma pesquisa, pois ele é tão somente um ponto de partida.




1.6 Delimitação do Tema

A princípio o tema será bastante amplo e deverá ser limitado. A delimitação do tema é um RECORTE dentro do objeto de sua pesquisa para que fique o mais específico possível. Assim sendo na maioria das vezes o título do trabalho acaba sendo igual ou muitopróximo da delimitação do tema.

Ex: (No caso do exemplo acima a delimitação poderá ser: “DEMOCRACIA PARTICIPATIVA BRASILEIRA”.), vejamos outro exemplo: TEMA: DIREITO AMBIENTAL, a delimitação poderá ser: “Aspectos jurídicos da contaminação das águas subterrâneas no Município do Rio de Janeiro.”










1.7 Problema

Nesta etapa, após a escolha e delimitação do tema,o autor deve formular o problema fundamental que esta propondo a tratar. A melhor opção para apresentar o problema é sob a forma de enunciados interrogativos. Problemas como perguntas é a melhor opção.

Observe que enquanto o tema é o objeto da pesquisa, o problema é o questionamento. Ex: “A democracia participativa no Brasil é efetiva”? Quando surgiu a Democracia participativa oBrasil?




1.8 Hipótese

Idéias de possíveis resultados, como se fosse uma aposta (diante desse problema, vou encontrar um resultado para minha monografia).constitui a resposta do problema, o caminho que o raciocínio deverá percorrer na tarefa de desenvolvimento fundamentado do trabalho. As hipóteses são previsões ou suposições que poderão ser confirmadas ou não ao final da...
tracking img