Direito da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP
TIJUCUSSU SÃO CAETANO DO SUL
1º NC DE DIREITO


ADRIANO ULPRIST
BRENDA RODRIGUES
CAROLINA ULPRIST
CRISTIANE GENANGELO
FELIPE FERRARI
GUSTAVO BOZA
RENILDO JUNIOR
ROSANA LOPES


DIREITO DA MULHER
UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS POR SEUS DIREITOS






SÃO CAETANO DO SUL
2012
UNIESP
TIJUCUSSU SÃO CAETANO DO SUL
1º NC DE DIREITO



DIREITO DA MULHER
UMAHISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS POR SEUS DIREITOS














SÃO CAETANO DO SUL
2012
UNIESP
TIJUCUSSU SÃO CAETANO DO SUL
1º NC DE DIREITO







BANCA EXAMINADORA

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________





SÃO CAETANO DO SUL
2012
RESUMO

Apresentaremos, neste trabalho umestudo breve e substancioso sobre os direitos da mulher nas sociedades onde com o passar dos séculos até os dias atuais, podemos observar que a mulher sempre viveu em um mundo machista e preconceituoso de supremacia masculina, com liberdade restrita e direitos anulados.
Observaremos também neste estudo, que historicamente nem mesmo eram contadas nos censos demográficos e não tinham domínio algum sobresua vontade.
Com o passar dos séculos, a mulher começou a luta para libertar-se da submissão e no decorrer da história, verifica-se o objetivo de garantir o reconhecimento de sua identidade e nesse processo foram conquistadas vitórias no que diz respeito ao código civil, a economia, os costumes e também na política.
Demonstraremos, o valor da mulher como mãe, como cidadã, como trabalhadora quequebrou barreiras, conceitos e preconceitos para ver seus direitos respeitados.










SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1 – AS FONTES HISTÓRICAS
2 – A LUTA POR SEUS DIREITOS
3 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
4 – AS CONQUISTAS DAS MULHERES
5 – ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO
5.1– PROTEÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO
5.2 – OS SALÁRIOS DAS MULHERES
5.3 – A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
6 – MULHERE ESTADO
7 – A MULHER E O CÓDIGO CIVIL
7.1 - O CÓDIGO CIVIL DE 1916
7.2 – O ESTATUTO DA MULHER CASADA DE 1962
7.3 – A LEI DO DIVÓRCIO
7.4 – AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
7.5 – A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
7.6 - O NOVO CÓDIGO CIVIL – AS INOVAÇÕES PARA A MULHER
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
SITES
ANEXO 1

INTRODUÇÃO

O termo, Direitos das Mulheres refere-se à liberdadeinerente e reclamada pelas mulheres de todas as idades, direitos ignorados ou ilegalmente suprimidos por leis ou por costumes de uma sociedade em particular.
Este trabalho interdisciplinar tem como objetivo apresentar os estágios da evolução da história e direitos da mulher em todos os aspectos, passando desde a história e origem dos direitos das mulheres, a mulher na economia, na política e em suaesfera civil.
A conquista dos direitos femininos tem sido marcada por constantes e velozes mudanças. Muitas dessas mudanças permanecem no papel, entretanto já ganharam espaço no papel, porque reconhecimento e legitimação de direitos demandam tempo quando se visualiza que tais modificações se dão em estruturas sólidas, eternizadas pelo comando masculino, desde o início dos tempos, em todas as esferassociais.
Quebrar os mitos, romper as barreiras, transpor as muralhas estabelecidas pela sociedade exclusivamente masculina vai muito além da modificação ou criação de leis, pactos ou tratados. Tornam reais os sonhos de conquista e liberdade de ação e pensamento. Exterminam os pesadelos de cativeiro físico, moral, intelectual e social sob o qual as mulheres viveram e muitas vivem até estemomento da história humana.
Dentre tantas transformações da condição da mulher como ser livre para decidir sobre seu destino, grande responsabilidade adquirem as convenções internacionais, como a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher "Convenção do Belém do Pará" (1994), por estabelecerem, determinarem, definirem e permitirem a busca da execução na...
tracking img