Direito constitucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO LEGISLATIVO BRASILEIRO


Entende-se por Processo Legislativo Brasileiro a sequencia dos atos realizados que buscam a elaboração de normas jurídicas emgeral. Para atingir esta finalidade é necessário a observação de regras particulares e próprias, ditadas pela Constituição Federal, por leis e regimentosespecificados conforme o nível de competência normativo.

A iniciativa, o emendamento, a discussão, a votação, participação do Presidente da República em casos ondeseja necessário, entre outras disposições que formam o conjunto de regras para o devido processo de elaboração de leis no país.

Na produção das leis federais, asregras são ditadas pela CF/88, pela Lei Complementar nº 95/1998, pelos Regimentos Internos da Câmara dos deputados e do Senado Federal e pelo Regimento Comum dasduas Casas. Enquanto a CF/88 dita regras de âmbito geral (iniciativa, quorum, trâmite, sanção e veto), os regimentos internos disciplinam os demais detalhes doprocesso legislativo (trabalho das comissões, prazos para emendamento, emissão de pareceres, regras de votação e destaques). A Lei Complementar nº 95, de 26 defevereiro de 1998, regulamenta o artigo 59, parágrafo único da CF/88, que dispõe sobre a elaboração, redação, a alteração e a consolidação das leis, cujas normas ediretrizes são estabelecidas pelo Decreto n° 4.176, de 28 de março de 2002.

As normas jurídicas produzidas de acordo com as regras do processo legislativo são asenumeradas no artigo 59 da CF/88: emendas a constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisorias, decretos legislativos e resoluções.
tracking img