Direito comunitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo de Psicossociologia no Trabalho – TSHST nível VI

Riscos Psicossociais no Trabalho

MAIO 2012



Módulo de Psicossociologia no Trabalho – TSHST nível VI

Índice

Introdução .......................................................................................................................................... 3 Resumo do artigo............................................................................................................................. 3 Análise Critica ................................................................................................................................... 6 ANEXO I ............................................................................................................................................... 9

2

Módulode Psicossociologia no Trabalho – TSHST nível VI

Introdução
Trabalho individual elaborado no âmbito do módulo de Psicossociologia no Trabalho que tem como objetivo a realização de uma pesquisa de um artigo sobre Fatores Psicossociais de Risco no Trabalho e proceder à respetiva analise critica apresentando os principais pontos do artigo e transmitindo a ideia chave do autor. O artigo que vaiser abordado ao longo deste trabalho foi publicado pelo Correio da Manha em Outubro de 2002, tem como título “o Trabalho está doente” por Luis C. Marinha e encontra-se em anexo no final do trabalho.

Resumo do artigo
Este artigo tem como objetivo identificar, a partir de vários estudos realizados aos trabalhadores, a presença de riscos psicossociais no desempenho de seu trabalho, tais como ostress e a depressão (consideradas doenças silenciosas) que podem conduzir à morte dos trabalhadores. Começa por enumerar as principais razões que levam os trabalhadores a sofrerem riscos psicossociais – horários esticados ate ao limite, mobbing e precaridade de emprego, violência e intimidação, incerteza dos trabalhadores relativamente ao seu papel no âmbito do desempenho das suas funções, falta decontrolo sobre o próprio trabalho, demasiadas solicitações e uma gestão deficiente do fator mudança que leva a que os trabalhadores sejam confrontados diariamente no local de trabalho com riscos psicossociais que levam ao stress nos trabalhadores e se traduzem em violência, ameaças de violência, agressão verbal e assedio moral. Relativamente ao stress que é imposto ao trabalhador o artigo refereainda que este poderá ter um lado benéfico e um lado prejudicial para o trabalhador: O lado prejudicial/negativo é que o seu excesso poderá causar doenças de foro físico e psíquico tais como depressão, esgotamentos nervosos e doenças cardiovasculares.

3

Módulo de Psicossociologia no Trabalho – TSHST nível VI Por outro lado trabalhar sobre uma determinada pressão pode ate melhorar o rendimentodos trabalhadores e proporcionar satisfação se este conseguir atingir os seus objetivos.

Relativamente a violência no local de trabalho o artigo refere que esta pode ter duas proveniências, pode ser vinda do exterior onde abrange insultos, ameaças ou agressão física ou psicológica um risco para a saúde segurança e bem-estar dos trabalhadores. As principais consequências de violência doexterior para os trabalhadores são: desmotivação e diminuição do brio na execução do seu trabalho, stress, prejuízo da saúde física e psicológica. A violência vinda do interior traduz-se em assédio moral no local de trabalho, e a sua prevenção é um dos objetivos da Comissão Europeia relativa a nova estratégia comunitária de saúde e de segurança. As principais consequências de violência vinda do interiorpara os trabalhadores são: acaba por conduzir a estados de depressão profunda e em alguns casos leva ao suicídio ou a atos de desespero que passam por atos criminoso contra aqueles que são considerados os responsáveis pela situação

O artigo também refere quais as profissões mais expostas ao risco de violência, são elas:

            

Enfermeiros Motoristas de táxi Condutores...
tracking img