Direito como fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3 - DIREITO COMO FATO SOCIAL


O direito reflete a realidade, especialmente as formas de interação e os valores predominantes. Como controle social, o direito tem função determinada ao definir osstatus e os papéis sociais. Define também a polarização do comportamento esperado e os limites para determinar o comportamento desviado. A legitimidade é invocada como garantia do que é correto eindiscutível. Importa, porém, ressaltar-lhe a relatividade com referência às características do momento histórico.





3.1 - FORMAS DE SOCIABILIDADE E DIREITO


O direito é função das formas desociabilidade predominantes no grupo social. Por formas de sociabilidade entendem-se tipos de interação que se apresentam predominantes. Podemos citar, por exemplo, a forma conhecida, conforme aclassificação de Emile Durkheim.


Durkheim, em De la division du travail social, caracteriza duas principais formas de sociabiidade: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. O direito comosímbolo visível da solidariedade encontra-se refletido nelas. A sociedade evolui de um tipo de solidariedade original ou mecânica para a solidariedade orgânica. Predominando a solidariedade mecânica,prevalece o direito penal. Com efeito, nela o grupo sobrepõe-se aos indivíduos socialmente semelhantes, fundidos no grupo. As sanções são fundamentalmente repressivas, a saber, censura, privação daliberdade, punição corporal, pena de morte. Constitui crime toda ação que coloque em risco as semelhanças sociais.


Predominando a solidariedade orgânica, prevalecem os tipos de direito: contratual,familial, comercial, processual, administrativo e constitucional. A solidariedade orgânica caracteriza as sociedades diferenciadas. As sanções visam ao restabelecimento da normalidade das relações —restauração da ordem — protegendo a diferenciação social em funções especializadas. O direito é do tipo “restitutivo”, isto é, assegura a livre divisão do trabalho social.


O direito reflete o...
tracking img