Direito civil

Páginas: 2 (432 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
O direito civil é o principal ramo do direito privado[->0]. Trata-se do conjunto de normas[->1] (regras e princípios) que regulam as relações entre os particulares[->2], que comumente encontram-se emuma situação de equilíbrio de condições. O direito civil é o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas.
As demais vertentes do direito privado, como o direito dotrabalho[->3], o direito comercial[->4] e o direito do consumidor[->5] encontram sua origem no direito civil, do qual se separam a fim de disciplinar de forma específica certas categorias de relaçõesjurídicas, tendo como objetivos específicos, por exemplo, buscar a proteção a uma das partes presumivelmente mais fraca que a outra na relação obrigacional de trabalho e de consumo (como é o caso otrabalhador[->6] e do consumidor[->7]), ou conferir tratamento especial a certas atividades em razão de sua relevante função sócio-econômica (como é o caso da atividade comercial ou empresarial).
O direito civiltem como finalidade estabelecer padrões normativos que regem as relações jurídicas das pessoas físicas[->8] e jurídicas[->9]. Por isso, estabelece os termos em que os membros de uma comunidade[->10]estabelecem entre si relações jurídicas, nas mais variadas esferas e nos mais diversos sentidos.
O principal corpo de normas objetivas do direito civil, no ordenamento jurídico brasileiro, é o CódigoCivil (Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002), que é dividido em duas partes: a parte geral e a parte especial.
O Código Civil disciplina matérias relativas às pessoas, aos atos e negóciosjurídicos[->11], aos bens[->12] e aos direitos a eles inerentes, às obrigações[->13], aos contratos[->14], à família[->15] e às sucessões[->16] (estas últimas, ou sejam, a quem os bens atribuídos após amorte[->17] de alguém). Estabelece ainda o regime das pessoas jurídicas, tanto as de natureza civil, propriamente dita, quanto aquelas que atuam no âmbito do direito comercial ou direito de empresa.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Civil: Responsabilidade Civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • Direito civil
  • DIREITO CIVIL
  • Direito Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!