Direito aplicado à informática

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
Direito Aplicado à Informática
Exercícios de revisão - Certificação Digital

4) O que é criptografia?
A criptografia consistem em cifrar uma mensagem ou arquivo usando uma série de cálculos, tornando a mensagem ou arquivo incompreensível até ser decifrado. A criptografia transforma informação inteligível numa em informação aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas nãoautorizadas, garantindo privacidade dos dados.
5) Quais são os tipos de criptografia existentes?
Criptografia por chave simétrica: nesse tipo de criptografia, tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, que é utilizada tanto na codificação quanto na decodificação. Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada queserá utilizada para descriptografá-la.
Criptografia por chave assimétrica: nesse tipo de criptografia, a pessoa receptora deve criar uma chave de codificação e enviá-la a quem for lhe mandar informações, essa é a chave pública, uma outra chave deve ser criada para a decodificação, esta é chave privada, que é secreta.
6) O que se entende por certificação digital?
A certificação digital é umdocumento eletrônico que comprova a identidade de uma entidade na internet, validando assinaturas digitais em documentos digitais gerados por pessoas ou empresas, garantindo a autenticidade desses documentos.

07) Tecnicamente, como funciona a certificação digital.
O processo de certificação digital utiliza procedimentos lógicos e matemáticos bastante complexos para assegurar confidencialidade,integridade das informações e confirmação de autoria. O Certificado Digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que identifica uma pessoa, seja ela física ou jurídica, associando-a a uma chave pública. Um certificado digital contém os dados de seu titular como nome, data de nascimento, chave pública, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que oemitiu, podendo ainda conter dados complementares como CPF, título de eleitor, RG, etc.

08) Qual é a utilidade que possui a certificação digital no mundo real?
Certificação Digital é a sua assinatura virtual. Portanto, torna mais segura a prática de atividades online, como o uso de Internet banking, compras online e declaração de Imposto de Renda. Por exemplo, em transações bancárias, o bancoterá a certeza de que quem está acessando sua conta corrente é você, evitando fraudes. No entanto, ao contrário do RG, a certificação digital tem validade.

09) Quais as principais informações que constam em um certificado digital?
As principais informações que constam em um certificado digital são: chave pública do titular; nome e endereço de e-mail; período de validade do certificado; nome daAutoridade Certificadora - AC que emitiu o certificado; número de série do certificado digital; assinatura digital da AC.

10) Quais são as diferenças entre certificação de pessoa física e de pessoa jurídica
Certificação de pessoa jurídica ou e-CNPJ tem a funcionalidade de certificar servidores web, certificar e-mails corporativos, fazer consulta e atualizar o cadastro de contribuinte comopessoa jurídica, obter certidões da receita federal, cadastrar ou acompanhas processos tributários sem a necessidade de ir a um posto de atendimento.
Certificado de pessoa física ou e-CPF a principal funcionalidade é autenticação e proteção de e-mails, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários, podendo fazer via web.

12 ) Qualquer pessoa pode ter um certificado digital?
Sim.Qualquer pessoa que tenha um CPF válido pode solicitar às Autoridades Certificadoras uma identidade digital.
13) Quais são as aplicações da assinatura digital?
São infinitas as possibilidades de aplicações da assinatura digital, dentre elas encontram-se as seguintes:
• comércio eletrônico;
• processos judiciais e administrativos em meio eletrônico;
• facilitar a iniciativa popular na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito aplicado a informatica
  • DIREITO APLICADO A INFORMÁTICA
  • Direito Aplicado a Informática
  • Ética e Direito Aplicados À Informática
  • direito Aplicado
  • Direito Aplicado
  • Direito aplicado
  • direito aplicado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!