Direito ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicionário de Meio Ambiente
Curso de Direito – Univale – Governador Valadares – MG
Direito Ambiental – Professora Suely F. P. Fernandes – 16/09/2012


Aluno (a) (s) -
Período/Turma –


1) Abiótico – Caracterizado pela ausência de vida. Lugar ou processo sem seres vivos.


2) Abissal – Diz-se das profundezas marinhas onde não há mais vegetação verde.



3)Afluente – Curso de água ou outro líquido cuja vazão contribui para aumentar o volume de outro corpo d’água.


4) Água Tratada – Água a qual tenha sido submetida a um processo de tratamento, com o objetivo de torná-la adequada a um determinado uso.



5) Aluvião – Sedimentos geralmente de materiais finos, depositados no solo por uma correnteza.


6) Antrópico – Relativo áhumanidade, á sociedade humana, á ação do homem. Termo de criação recente, empregado por alguns autores para qualificar um dos setores do meio ambiente, o meio antrópico, compreendendo os fatores políticos, éticos e sociais (econômicos e culturais ); um dos subsistemas do sistema ambiental, o subsistema antrópico.



7) Assoreamento – Processo de elevação de uma superfície, por deposição desedimentos.


8) Aterro Sanitário – Método de engenharia para disposição de resíduos no solo, de modo a proteger o meio ambiente; os resíduos são espalhados em camadas finas, compactados até o volume praticável e cobertos com terra ao final de cada jornada.



9) Atmosfera – É uma camada de gases que envolve os corpos celestes, mantida pela força gravitacional. É dividida em cinco camadas;troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera, e exosfera.


10) Barragem – Barreira dotada de uma série de comportas ou outros mecanismos de controle, construída transversalmente a um rio, para controlar o nível das águas de montante, regular o escoamento ou derivar suas águas para canais.



11) Biocida – Substancias químicas, de origem natural ou sintética, utilizadas para controlarou eliminar plantas ou organismos vivos considerados nocivos á atividade humana ou á saúde.


12) Bioma – A unidade biótica de maior extensão geográfica, compreendendo várias comunidades em diferentes estágios de evolução, porém denominada de acordo com o tipo de vegetação dominante; mata tropical, campo, etc.



13) Biomassa – É o peso vivo, conjunto constituído pelos componentesbióticos de um ecossistema; produtores, consumidores e desintegradores.

14) Biota – Conjunto dos componentes vivos (bióticos) de um ecossistema.Todas as espécies de plantas e animais existentes dentro de uma determinada área.

15) Brejo – Terreno molhado ou saturado de água, algumas vezes alagável de tempos em tempos, coberto com vegetação natural própria na qual predominam arbustos integradoscom gramíneas rasteiras e algumas espécies arbóreas.

16) Caatinga – Tipo de vegetação brasileira, característica do nordeste, formada por espécies arbóreas espinhosos de pequeno porte, associadas a cactáceas e bromeliáceas.

17) Cabeceira ( de rio) – Lugar onde nasce um curso d’água. Parte superior de um rio próximo á sua nascente.

18) Cadeia Alimentar – O canal de transferência deenergia entre os organismos, cada conexão(elo) alimenta-se do organismo precedente e por sua vez , sustenta o próprio organismo.

19) Canal – Condutor aberto artificial; conduto d’água natural ou artificial, claramente diferenciado, que contém água em movimento contínua ou periodicamente, ou então que estabelece interconexão entre duas massas de água.

20) Capão – Conjunto vegetativo,composto de arbustos e árvores de pequeno e médio porte, que se dispõe, á semelhança de ilhas, por pontos diferentes dos campos limpos.

21) Capoeira – Termo brasileiro que designa o terreno desmatado para cultivo por extensão, chama- se capoeira vegetação que nasce após a derrubada de uma floresta.

22) Caverna – Toda e qualquer cavidade natural subterrânea penetrável pelo homem,...
tracking img