Direito administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Elementos do ato administrativo

O ato administrativo é um preceito jurídico, expedido pela administração pública (ou por quem detiver competência administrativa), destinado aorganizar, alterar, revogar ou reconhecer uma relação jurídica de direito administrativo, a ser regida por esses preceitos. Embora a doutrina não seja pacifica ao enumerar os seus elementos, a maioria apontaos cinco definidos no art. 2º da lei 4.717/65 que são: competência, objeto, motivo, forma e finalidade

Competência – Significa que o ato administrativo só pode ser praticado por umagente que seja autorizado por lei e capacitado para tal prática. Por exemplo: o art. 84 da CF define a competência do Presidente da República, sendo que § único narra que essa competência pode serdelegada para outra pessoa. Em regra é intransferível e improrrogável, salvo nos casos previstos em lei. A competência é elemento vinculado e não discricionário, dessa forma se o ato for praticado porautoridade incompetente o ato será nulo.

Objeto – é o conteúdo propriamente dito do ato administrativo, ou seja, é a essência do ato. Dessa forma, todo ato administrativo deve ter porobjetivo a criação, modificação ou comprovação de situações jurídicas referentes a pessoas, coisas ou atividades sujeitas à ação do poder público.
Motivo – é a existência de uma situação de fatoou de direito que ocasiona a formação do ato administrativo. Pode ser vinculado, quando expresso em lei, ou discricionário, quando a critério do administrador. Assim, por exemplo, a falta de umdeterminado material é o motivo para a abertura de licitação..
Forma – é como o ato será praticado. Pode ser de forma escrita (através de portarias, resoluções, instruções normativas, etc.);pictóricos (através de sinalização); eletromecânicos (semáforos) e os atos mímicos (através de sinais). Este é um elemento vinculado e se a forma presumida não for atendida o ato pode ser nulo....
tracking img