Direito 1ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
Trabalho 1º Bimestre
Questões
1) O que Tales afirmava sobre a filosofia, o mundo e o imã?
Tales foi iniciador da filosofia da physis, o primeiro a afirmar que tudo vinha de algum lugar, tudo tinha um “principio único“ para ele; este era a Água, afirmava também que o Mundo estava cheio de deuses, e ainda acreditava que o imã tinha alma, pois era capaz de mover, e portando a almaé o principio do movimento.

2) O que era o “principio” para Tales?
O principio para Tales era a Água, que já não tem mais nada haver com o principio mitológico de Hesíodo, e sim baseado em suas analise, constata que o alimento de todas as coisas é úmido, assim, o que as coisas se geram passa a ser o principio delas.

3) O que Aristóteles dizia sobre o principio – Água de Tales?Aristóteles via Tales como aquele que superou seus antecessores, iniciador da filosofia da physis, onde vê o principio de Tales como o primeiro a professar sobre a causa primeira.

4) É possível identificar no pensamento de Tales as características que marcam a filosofia grega? Explique.
Sim, porque Tales propôs a partir do principio Água, um novo fundamento para a origem das coisas, ao contrariode seus antecessores que ligavam o principio a origens mitológicas.

5) Qual é o principio na visão de Anaximandro?
O principio de Anaximandro era o infinito o “Apeíron”, de onde não tem principio e nem fim, uma natureza infinito de onde provêm os céus e o universo.

6) O que significa o “Apeíron”, segundo o texto? Há em Anaximandro alguma relação entre o principio e o divino?
Apeíroné o que é privado de limite e de determinação externa e internas, um infinito espacial, em grandeza quantitativa como o universo, e indefinito em qualidade, como ar e água. Assim considerou-se seu principio como divino porque provém do infinito, e aparece como imortal e indestrutível.

7) Explique o sentido da gênese de todas as coisas pelo infinito.
A gênese explica como nascem todas ascoisas a partir do infinito, sendo um processo de separação; quente – frio. Buscando sempre a necessidade de gerar algo, assim na gênese os contrários tendem a impor-se um ao outro.

8) Como Anaximandro via e descrevia a Terra?
Para ele a terra está no centro é de forma cilíndrica e se sustenta por um equilíbrio de forças, ficando suspensa sem ser sustentada por nada, porem fixa. Descrevia-acomo originada do frio, a principio liquido.

9) É possível dizer que Anaximandro se distanciou do mito?
Quando Anaximandro apresenta a Terra, sem necessidade de sustentação material, originada a partir de frio, compõe uma moderna idéia da origem dos seres, se distanciando do mito e se aprofundando na physis.

10) O que Anaxímenes afirmou ser o principio de todas as coisas? Como elevia a Alma e o Cosmos
Afirmava ser o “ar”, ar infinito. Acreditava que como a alma, que é ar, nos sustenta e nos governa assim o ar abraça todo o cosmo. Anaxímenes baseou seu princípio ao considerar o ser vivo, exatamente enquanto tem respiração. E Assim como o Ar é essencial para a vida do homem e dos seres vivos, assim deve ser igualmente para todas as coisas

11) Como o “ar” era concebidopor Anaxímenes?
Era naturalmente dotado de movimento. E o processo de que faz derivar as coisas trata-se de condensação e rarefação. A condensação da origem a água e depois a terra e a rarefação ao fogo.

12) Porque Heráclito de Éfeso possuía segundo o autor, uma posição mais avançada do que os três milesianos.
Porque os Milesianos tinham interesse prioritário no principio das coisas pelagênese do cosmo, mas não se dedicaram a este aspecto de toda a realidade, e não puderam refletir sobre as múltiplas implicações da realidade.

13) Qual o significado da expressão “fluxo perpetuo de todas as coisas”?
Significa que tudo devem, nada permanece , flui em constante movimento.

14) Explicar a passagem em que Heráclito afirma: “jamais tomamos banho no mesmo rio”
Porque...
tracking img