direieto

1345 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade apresentar o estudo de cônicas e suas curvas: elipse, hipérbole e parábola, baseado nos estudos do matemático grego Apolônio.
Sem dúvida é fundamental ter um domínio das propriedades das três curvas, visto que Apolônio chamou de cônicas as curvas que podem ser obtidas quando um plano secciona uma superfície cônica dupla. Embora a circunferência também possa ser obtida por esse processo, Apolônio deteve-se na análise da elipse, da hipérbole e da parábola, que serão os objetos de estudos desse artigo.

2 DESENVOLVIMENTO
As Cônicas surgiram inicialmente como resultado da intersecção de um plano com um cone de revolução, “este é gerado pela revolução de um triângulo retângulo, em torno de um dos seus catetos (eixo de revolução), dando uma volta completa”, como iremos ver no exemplo abaixo:
2.1 Cone de Revolução:
Dependendo da forma como o plano intersecta a superfície se obtém as diferentes Cônicas.
Os primeiros Matemáticos a falar em Cônicas, foram Menaechmo, Aristeu e Euclides, realizando trabalhos sobre secções de Cones de Revolução.
Mas quem a batizou e as estudou minuciosamente, foi um Matemático e geômetra grego, que viveu em Perga, na cidade de Panfília (Ásia Menor) 262 a.C. Estudou em Alexandria, na escola dos sucessores de Euclides, foi do mesmo tempo de Arquimedes, sendo considerado um dos mais originais e profundos matemáticos gregos, este era conhecido como: Apolônio de Perga, o grande sucessor de Euclides. Na Antiguidade, Elipse, Hipérbole e Parábola eram definidas como interseções de superfícies cônicas com planos. Não se conhecia naquela época o método analítico, que teve seu advento somente no século XVII da nossa era. No século III a.C., a Elipse era vista como interseção de uma superfície cônica com um plano que não contém o vértice, não é perpendicular ao eixo e intercepta apenas umas das folhas. A Hipérbole, como interseção de com no caso em que não contém o vértice e intercepta s duas

Relacionados

  • Monografia pós
    14220 palavras | 57 páginas