Direção defensiva

Páginas: 20 (4781 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
DIREÇÃO DEFENSIVA

INTRODUÇÃO

1. Prevenção de acidentes
Prevenir acidentes é uma obrigação lançada aos ombros das autoridades de trânsito, mas, acima de tudo é um dever cívico e social de todo o condutor de veículo que, com a prática de direção defensiva, estará dirigindo com segurança.
Dirigir com segurança requer a adoção de uma atitude, relativamente ao modo de guiar, conhecidacomo "dirigir na defensiva". A prevenção de acidentes de trânsito toma o motorista defensivo, determinado nas suas ações, sem torná-lo tímido nem cauteloso em excesso, cumprindo o que a lei determina.

2. Conceito
Direção Defensiva é o conjunto de regras e cautelas usadas na condução de veículos, ou o ato de dirigir de modo a reduzir a possibilidade de se ver envolvido em acidente, ouenvolver terceiros em acidentes de trânsito.

3. Métodos de prevenção
Na prevenção de acidentes, deve-se atuar com medidas sobre o homem, o veículo e a via, que são os elementos básicos do trânsito.
Existem meios de ação para atingir tal objetivo: a engenharia, o policiamento e a educação, sem os quais o trânsito seria desordenado e violento.

a. Engenharia
O campo daengenharia é de fundamental importância para se dirigir com segurança. Engenheiros, planejadores, administradores e muitos outros técnicos projetam e implantam, nas vias públicas, dispositivos de segurança do trânsito; criam normas e regras desta segurança; aperfeiçoam a mecânica, a estabilidade dos veículos, a resistência a choques e capotagens, os freios, etc... para permitir aos usuários a maiorsegurança possível.

b. Policiamento
Policiar significa vigiar, zelar ou reprimir, para o cumprimento da lei.
Deste modo, o policiamento do trânsito deve se manifestar orientando condutores e pedestres, no sentido do cumprimento das leis específicas do trânsito; quando isto não bastar, coibindo o abuso e punindo infratores para assegurar a tranqüilidade do trânsito, evitandoa geração de acidentes.
Em caso de emergência, a polícia atua, de modo a auxiliar e socorrer acidentados.

c. Educação
A educação visa orientar a população, desde a criança em fase préescolar, instruindo com respeito aos riscos do trânsito, às causas e conseqüências dos acidentes e, principalmente, com atitudes corretas frente ao tráfego de veículos.

4. Velocidade deSegurança
Os condutores devem procurar transitar sem ultrapassar a velocidade estabelecida e indicada na sinalização. Além de ser mais seguro, não atrapalha o fluxo. Não devem reduzir, sem necessidade, a velocidade mínima permitida no local. Desenvolver, desnecessariamente, velocidades inferiores às permitidas, pode conduzir à geração de acidentes.
A velocidade compatível com a segurançaé pois, aquela que permite ao motorista uma reação que evite um obstáculo, um pedestre ou um outro veículo, permitindo-lhe uma manobra de emergência, quando necessária, como frear ou desviar o veiculo. A velocidade de segurança permite, ainda, ao motorista, o total controle do veículo contra derrapagens e hidroplanagem. Nunca deverá ser tão pequena que provoque congestionamentos.

5. Percepção,reação e frenagem
Distância de percepção é aquela percorrida pelo veículo, desde que realmente ocorre o perigo, até que o condutor o perceba.
Distância de reação é aquela que o veículo percorre, desde o instante em que o perigo é visto pelo condutor, até aquele em que ele toma a atitude necessária (frear, desviar, etc..)
Distância de frenagem é aquela que o veículo percorre depois defreado, até a parada total.
Assim:
- a distância total para parar é igual à distância de percepção, mais a distância de reação, mais a distância de frenagem.
De acordo com o que foi explicado, o tempo gasto até parar o veículo depende:
a. de sua atenção para permitir a rápida percepção;
b. de seu estado físico para permitir seus rápidos reflexos, a fim de conduzi-lo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direcao defensiva
  • Direção defensiva
  • DIRECAO DEFENSIVA
  • Direção defensiva
  • Direção defensiva
  • Direção Defensiva
  • direção defensiva
  • Direção defensiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!