O rio Paraíba do Sul é um rio brasileiro que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna.Considerando sua nascente mais afastada da foz, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina,no Estado de São Paulo, com o nome de rio Paraitinga, recebendo o nome de rio Paraíba do Sul na confluência com oParaibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percuso total de 1.137 km, desde a nascente do rio Paraitinga até a foz em Atafona (São José da Barra), no Norte do Fluminense.
Os principais afluentesdo rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o Paraibuna, Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, 140 e a 50 quilômetros da foz. Entre ossub-afluentes, esta no rio Carangola, importante rio da bacia do rio Paraíba do Sul, posto que serve a duas unidades de federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.

BACIA

Abacia dorio Paraíba tem uma área de 56.500km, abrangendo não só as regiões do Vale do Paraíba Paulista e Fluminense, mas também o Noroeste do Fluminense e grande parte da Zona da Mata Mineira.
Trata-se deterritório quase completamente antrópico, com a Mata Atlântica original restrita a parques e reservas florestais. O próprio rio tem seu curso marcado por sucessivas represas, destinadas à provisão deágua e eletricidade para as populações da bacia e também da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em razão disso, o rio encontra-se hoje em estado ecológico crítico, com margens assoreadas e 40% dasua vazão desviada para o Rio Guandu. Suas águas também são utilizadas para abastecimento industrial, preservação da flora e fauna e disposição final de esgotos.[2]
A bacia do rio Paraíba do Sul temcomo principais atividades econômicas os setores industrial e de agropecuária. O médio vale do Paraíba foi a primeira grande região produtora de café no Brasil, com a economia baseada em latifúndios... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Direção como função garantidora do processo administrativo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dire%C3%A7%C3%A3o-Como-Fun%C3%A7%C3%A3o-Garantidora-Do-Processo/8424.html

MLA

"Direção como função garantidora do processo administrativo" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dire%C3%A7%C3%A3o-Como-Fun%C3%A7%C3%A3o-Garantidora-Do-Processo/8424.html>.

MLA 7

"Direção como função garantidora do processo administrativo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dire%C3%A7%C3%A3o-Como-Fun%C3%A7%C3%A3o-Garantidora-Do-Processo/8424.html>.

CHICAGO

"Direção como função garantidora do processo administrativo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dire%C3%A7%C3%A3o-Como-Fun%C3%A7%C3%A3o-Garantidora-Do-Processo/8424.html.