Dipolo induzido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As forças intermoleculares são as responsáveis por manter coesas as moléculas de uma substância, fazendo com que elas não acabem se separando em moléculas isoladas, mas fiquem juntas.
No entanto,como isso ocorre com as moléculas de compostos apolares que não apresentam carga elétrica para se atraírem e com os gases nobres que são formados por átomos isolados?
Bom, muitas substâncias apolarespodem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito baixas e, nesses estados, suas moléculas ou átomos se aproximam. Visto que as eletrosferas dos átomos contêm elétrons, essas cargas elétricasde mesmo sinal (negativo) causam a repulsão entre suas eletrosferas.
Assim, o átomo ou molécula fica com mais elétrons de um lado do que do outro, ficando momentaneamente polarizado e por induçãoelétrica irá provocar a polarização da molécula ou átomo vizinho. O resultado será a atração entre eles.  Essa atração é denominada de força de dipolo induzido.
Outros nomes que são dados para essaforça intermolecular são dipolo induzido – dipolo induzido,dipolo instantâneo-dipolo induzido, forças de dispersão de London, ou, simplesmente, forças de London (em homenagem ao físico que estudou essetipo de interação).
 Esse tipo de força intermolecular é a mais fraca de todas (a mais forte é a ligação de hidrogênio e a intermediária é a dipolo permanente). É por isso que muitas substânciasapolares no estado sólido passam para o estado gasoso diretamente com facilidade, como ocorre com o gelo-seco e com o iodo. Visto que a intensidade das forças de atração entre suas moléculas é fraca, bastapouca energia para rompê-las e fazer a substância mudar de estado de agregação.

O gás carbônico sólido (gelo-seco) sofre sublimação porque a energia necessária para romper as suas forças de dipoloinduzido é pequena
http://www.alunosonline.com.br/quimica/forca-intermolecular-dipolo-induzido.html

1. Forças dipolo induzido-dipolo induzido (também chamada de forças ou ligações de Van der...
tracking img