Diplomacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da palestra sediada pelo diplomata Ronaldo Sardenberg

O diplomata se porta como advogado ou porta-voz de seu país, tendo a principal função de representaçãofrente a governos estrangeiros. A ele se entrega a função de negociações de tratados, acordos ou memorandos. Ademais, é de sua responsabilidade a coleta e a transmissão de informações aseus superiores. Mais do que tudo, o diplomata representa a política externa do país de origem.
As principais exigências de um diplomata são a dedicação, o conhecimentode suas tarefas e do Brasil, e principalmente, o envolvimento com a cultura do lugar de destino. Deve ser também, uma pessoa centrada e lúcida a cada atitude, avaliando de formaconsciente nos efeitos de cada decisão tomada.
A diplomacia tem uma obrigação frente às mudanças que ocorrem atualmente na conjuntura internacional. Ela se integra ouresiste à evolução no aspecto internacional, de modo que esta deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, da economia e da tecnologia do país que o profissional representa.Atualmente, prega-se a Política do Não Alinhamento Automático, ou seja, não se espera que haja alinhamento em todas as ocasiões de debates, o também chamado ‘pragmatismoresponsável’.
O que o profissional da área deve entender é que não há caminho simples para a superação de impasses, que a condução da diplomacia deve ser feita de forma integrada egradual.
A crise de 2008 fez um Brasil um grande parceiro comercial, visto que foi pouco afetado por esta, quando comparado aos países desenvolvidos. No que concerne àdiplomacia, esta se fortaleceu depois da crise pelo fato de o Brasil adquirir maior importância no cenário internacional por possuir maior segurança para investimentos estrangeiros.
tracking img