Diplomacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DOS AÇORES

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE ESTUDOS EUROPEUS E POLÍTICA INTERNACIONAL

História Política da Europa

Comentário Crítico
“El ReyPasmado”

Elaborado por:


ANÁLISE CRÍTICA AO FILME
“ El Rey Pasmado” de Imanol Uribe

Filme que se estreou em 1991, pela adaptação do livro de Gonzallo Torrente Ballester, “O rei Pasmado”retrata a vida do Rei D. Filipe IV de Espanha, III de Portugal (1605 - 1665), século XVII. Época marcada pela acção da inquisição, e imposições da Igreja no poder régio, que vêm limitar as acçõespoliticas e pessoais na corte.
A acção inicia-se quando um padre está a observar um corpo celeste, através de um telescroscópio, e depara-se com mulheres nuas a flutuar à volta. Em sucessão, entra emcontacto com o seu superior para o informar do sucedido. Introdução já demonstrando tema geral do filme, a igreja em relação com o profano.
O rei dormiu fora e ao vestir-se olha ao espelho fica maravilhadopor ver o corpo nú da prostituta (Marfisa), é a primeira vez que vê uma mulher nua. Ao chegar ao palácio todos já sabem que o rei passou a noite fora. Em seguimento, o padre Villaescua, assustado coma conduta do rei, informa o ministro da ocorrência, do mesmo modo comunica ao alto inquisidor o sucedido, exigindo que sejam tomadas medidas drásticas.
Sem conseguir tirar a imagem da sua mente, orei visita o quarto proibido, onde eram guardadas todas as obras consideradas pela igreja impróprias na a fé cristã. O rei quer ver a rainha nua, e informa-a da sua pretenção.
O padre Villaescusa faztudo a seu poder para evitar que tal aconteça, e com este objectivo convence o alto inquisidor incocar uma reunião para discussão. Aí é discutido se devem permitir que o rei veja a rainha nua. PadreVillaescusa, principal opositor, argumenta que o rei em pecado trará grandes desgraças ao império, e às guerras que se travavam. Presente um padre jesuíta, Almeida, argumenta a favor do rei.
O...
tracking img