Dionisio e o teatro grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIONISIO E O TEATRO GREGO

Muitos deuses eram cultuados na Grécia, há muito tempo, cerca de cinco séculos antes de Cristo. Eram deuses parecidos com os homens, que tinham vontades e humores, e eramligados com os elementos da Natureza e da vida. E um deus muito especial era Dioniso, ou Baco. Dioniso era o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Em sua homenagem, eram feitasgrandes festas, em que as pessoas cantavam e narravam em coros uma poesia chamada ditirambo. Tinha até concurso de ditirambo!
Dos ditirambos nasceu outra festa para homenagear Dioniso, as DionísiasUrbanas. Foi nas Dionísias que surgiu o primeiro traço do teatro como conhecemos hoje: um dos atores do coro se desligou e disse ser um deus, ou um herói, e não ele mesmo, e assim começou a dialogar como coro. Foi assim que surgiram os primeiros atores, e este foi o primeiro passo para as peças de teatro escritas.              É considerado também o deus protetor do teatro. Em sua honra faziam-seditirambos na Grécia Antiga e festas dionisíacas.

Ditirambo          Nas origens do teatro grego, o ditirambo - “hino em uníssono",  (do grego dithýrambos, pelo latim dithyrambu) era um canto coralde caráter apaixonado (alegre e sombrio), constituído de uma parte narrativa, recitada pelo cantor principal, ou corifeu, e de outra propriamente coral, executada por personagens vestidos de faunos esátiros, considerados companheiros do deus Dionísio, em honra do qual se prestava essa homenagem ritualística. Gênero poético no qual Nietzsche foi mestre.         
          Ditirambo consistia numaode (composição poética que se divide em estrofes semelhantes entre si, tanto pelo número como pela medida dos versos) entusiástica e exuberante dirigida ao deus, dançada e representada por um Coro de50 homens (cinco por cada uma das tribos da Ática) vestidos de sátiros (meio homem, meio bode, uma espécie de servo de Dioniso).           
             Os "sátiros" tocavam tambores, liras e...
tracking img