Diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIODO IDEAL
O diodo é o mais simples dos dispositivos semicondutores, mas exerce um papel vital em sistemas eletrônicos e possui características bastante semelhantes às de uma simples chave.
A função básica de um diodo é conduzir corrente no sentido definido pela seta no símbolo e agir como um circuito aberto para qualquer tentativa de estabelecer corrente no sentido oposto.

DIODOSEMICONDUTOR

O diodo semicondutor é formado pela simples união de dois tipos de material, do tipo p e do tipo n. Quando os materiais são unidos, os elétrons e as lacunas da região de junção se combinam, resultando em uma ausência de portadores livres na região próxima à junção. Essa região descoberta constituída de íons positivos e negativos é chamada de região de depleção devido à depleção deportadores nessa região. Como o diodo é um dispositivo de dois terminais, a aplicação de uma tensão através de seus terminais permite três possibilidades: nenhuma polarização (Vd = 0V), polarização direta (Vd > 0V) e polarização reversa (Vd < 0V). Cada condição resultará em um a resposta que deverá estar clara para o usuário para que o dispositivo seja aplicado corretamente.

DIODOS ZENER

REGIÃOZENER
Há um ponto em que a aplicação de uma tensão suficientemente negativa resulta em uma mudança brusca na curva característica. A corrente aumenta a uma taxa muito rápida no sentido oposto ao da região de tensão positiva. O potencial de polarização reversa que resulta dessa mudança brusca na curva característica é chamado de potencial Zener e é dado pelo símbolo Vz.

A região Zener tem acaracterística de cair de forma quase vertical em um potencial de polarização reverso denotado por Vz. O fato de a curva cair abaixo do eixo horizontal e se distanciar dele, em vez de subir para a região Vd positiva, revela que a corrente na região Zener tem um sentido oposto ao de um diodo polarizado diretamente.
Essa região de características singulares é empregada no projeto de diodos Zener. Parao diodo semicondutor, o estado ‘ligado’ (on) corresponde a uma corrente no sentido da seta. Para o diodo Zener, o sentido de condução é oposto ao da seta do símbolo.
Pode-se controlar a localização da região Zener variando-se os níveis de dopagem. Um aumento na dopagem, que produz um aumento no número de impurezas adicionais, diminuirá o potencial Zener. Diodos Zener são disponíveisapresentando potenciais Zener de 1,8 a 200 V, com especificações de potência de ¼ a 50 W. Em função de esses diodos operarem em altas temperaturas e altos valores de corrente, o silício é mais utilizado em sua fabricação.
O circuito completo equivalente do diodo Zener operando na região Zener inclui uma pequena resistência dinâmica e uma bateria de valor igual ao potencial Zener, no entanto , para todasas aplicações devemos considerar primeiramente que os resistores externos são muito maiores em valor do que o resistor Zener equivalente

DIODO DE BARREIRA SCHOTTKY (PORTADOR-QUENTE)
As áreas de aplicação foram inicialmente limitadas a uma faixa de freqüências muito altas, tornando-o um competidor para o diodo de contado de ponto. Ele é superior nestas aplicações por ser significantemente maisrobusto e ter o tempo de resposta menor(especialmente importante em freqüências altas) e uma figura de ruído mais baixa (uma grandeza de importância real em aplicações de alta freqüência). Ultimamente, porém, têm aparecido mais e mais em fontes de potência de baixa tensão/alta corrente e conversores as-dc. Outras áreas de aplicação do dispositivo incluem sistemas de radar, lógica TTL Schottky paracomputadores, misturadores e detectores em equipamentos de comunicação, instrumentação e conversores análogo-digitais.
Sua construção é muito diferente da junção p-n convencional, no sentido de que se cria uma junção de metal semicondutor. O semicondutor é normalmente silício tipo-n (embora algumas vezes seja usado o silício tipo-p), mas também são usados vários outros metais como molibdênio,...
tracking img