DIODOS SEMICONDUTORES Eletrônica Digital

2562 palavras 11 páginas
IFPB-CAMPUS CAJAZEIRAS-PB
TURMA: 2º INTIN
GRUPO: LETICIA TAVARES, THALIA JORGE, PEDRO DAVI
DISCIPLINA: ELETRÔNICA ANALÓGIA

DIODOS SEMICONDUTORES

INTRODUÇÃO
O fenômeno da condutividade em um só sentido é aproveitado como um chaveamento da corrente elétrica para a retificação de sinais senoidais5, portanto, este é o efeito diodo semicondutor tão usado na eletrônica, pois permite que a corrente flua entre seus terminais apenas numa direção. Esta propriedade é utilizada em grande número de circuitos eletrônicos e nos retificadores.
Os retificadores são circuitos elétricos que convertem a tensão CA (AC) em tensão CC (DC). CA vem de Corrente alternada, significa que os elétrons circulam em dois sentidos, CC (DC), Corrente contínua, isto é circula num só sentido.
A certa altura, o potencial U, formado a partir da junção n e p não deixa os eletrons e lacunas movimentarem-se, este processo dá-se devida assimetria de cargas existente.

TIPOS DE DIODOS:
Diodo de Zener, Diodo Schottky, Diodo Túnel, Diodo emissor de luz, Fotodiodo, Varicap, SCR.

DIODO DE ZENER
Diodo Zener (também conhecido como diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante, diodo de ruptura ou diodo de condução reversa) 1 é um dispositivo ou componente eletrônico semelhante a um diodo semicondutor, especialmente projetado para trabalhar sob o regime de condução inversa, ou seja, acima da tensão de ruptura da junção PN, neste caso há dois fenômenos envolvidos o efeito Zener e o efeito avalanche.1 O dispositivo leva o nome em homenagem a Clarence Zener, que descobriu esta propriedade elétrica.2 3

FABRICAÇÃO
O diodo Zener difere do diodo convencional pelo fato de receber uma dopagem (tipo N ou P) maior, o que provoca a aproximação da curva na região de avalanche ao eixo vertical. Isto reduz consideravelmente a tensão de ruptura e evidencia o efeito Zener que é mais notável a tensões relativamente baixas (em torno de 5,5

Relacionados

  • Regiliao
    80702 palavras | 323 páginas