Diodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIODOS
diodos
Os diodos são componentes eletrônicos formados por semicondutores. São usados como semicondutores, por exemplo, o silício e o germânio, que em determinadas condições de polarização,possibilitam a circulação de corrente.
Externamente, os diodos possuem dois terminais: Ânodo (A) e o Catodo (K) e há, próximo ao terminal Catodo uma faixa que o indica. Possui formato cilíndrico.
Odiodo é a aplicação mais simples da união PN (semicondutores) e tem propriedades retificadoras, ou seja, só deixa passar a corrente em um certo sentido (Anodo-Catodo), sendo o contrário impossível,exceto nos diodos zener, que nessa condição deixam passar uma voltagem constante.
Existem certas variações na sua apresentação, de acordo com a corrente que o percorre. Existem também os diodosemissores de luz, os famosos LED's (light emissor diode), que são representados por um diodo normal mais duas pequenas flechas para fora, que indicam que emite luz. Possuem as mesmas propriedades dos diodosnormais, porém, é claro, emitem luz.
[pic][pic]
|[pic]|


[pic][pic][pic]
Os diodos possuem propriedades retificadoras. Mas na verdade o que é que isso significa? 
Isso quer dizer que eles só deixam a corrente fluir em um únicosentido, sendo o contrário impossível. Essa propriedade dos diodos é largamente utilizada nos retificadores. 
Retificadores são artifícios utilizados na eletrônica para transformar a correntealternada em corrente contínua. Isso pode se dar de diversas maneiras. Seja através de retificadores de meia onda ou de onda completa. Os retificadores de onda completa dividem-se em dois tipos: Os queprecisam de tomada central no transformador e os que não necessitam-a. 

Retificadores de Meia Onda 
Partindo de um transformador simples, basta acrescentar-lhe um diodo para retificar a corrente em...
tracking img