diodera

735 palavras 3 páginas
cada grupo desenvolverá uma experiência em cada aula.

Na sua parte inicial, o texto trata, de forma simples, o assunto que será abordado nas três primeiras aulas: conceitos de Erro, Desvio, Incerteza, Algarismos Significativos, bem como o trabalho com gráficos no tratamento de dados experimentais.

O texto contém os roteiros de sete experiências, os modelos das folhas de dados, bem como uma sugestão para a elaboração dos cálculos e confecção do relatório de cada uma das experiências.

A média parcial será calculada por meio três notas: teremos uma provas parcial (P), dois testes (T1 e T2) e a terceira nota é a média dos relatórios (MR). O critério para obtenção da média parcial (MP) envolve duas condições que apresentamos como

“Condição 1” e “Condição 2”. A prova parcial (P) será aplicada depois que todos os grupos passarem por todos os roteiros, ou seja, no final do semestre.

A prova P tem o objetivo de aferir a habilidade em lidar com cálculos numéricos, algarismos significativos, incertezas, construção e interpretação de gráficos. Além disso, a prova constará na forma de relatório completo, referente a uma das experiências do semestre corrente. Será aplicada, sempre que possível, no horário da aula de cada turma.

Laboratório de Física – 2009-1Laboratório de Física – 2009-1

• Elaboração

Após cada aula, o grupo deverá elaborar um relatório contendo uma introdução, a teoria envolvida na experiência, o procedimento experimental, os dados obtidos, a apresentação e discussão dos resultados, e uma conclusão. Esse relatório deverá ser apresentado ao professor até a aula seguinte à da experiência. O detalhamento dos cálculos deverá ser entregue como anexo, em folhas separadas do relatório, para que se possa verificar com detalhes a elaboração desses cálculos, dos arredondamentos, do traçado de gráficos, etc.

Apresentação dos resultados

Os resultados devem ser apresentados em forma de “tabelas”, ou destacando dentro de “retângulos” os

Relacionados