Dinâmica físico-Natural no Nordeste Brasileiro durante o período Quartanário.

617 palavras 3 páginas
Dinâmica físico-Natural no Nordeste Brasileiro durante o período Quartanário.
Na escala de tempo geológico, o quaternário é o período da era cenozoica do éon fanerozoico que congregava as épocas do pleistoceno e do Holoceno que data de 1,6 milhões de anos ate o presente . O estudo do nordeste do Brasil contribuiu de maneira ampla não só para o restante do Brasil, mas também para outros países. O nordeste brasileiro tem uma rica pré-história, e cabe ao pré historiador interpreta-la. Entender as mudanças ocorridas no meio ambiente nesse período é de profunda importância para realizar qualquer estudo sobre o homem pré histórico.
A interpretação do período pré histórico deve envolver o estudo do ambiente de modo geral, como a localização da fonte de água mais próxima, as dificuldades que poderiam ser encontradas no caminho, que é de grande importância pois isso nos leva a questionar se o homem pré histórico teria condições de fazer aquele caminho, e caso sim, como? Outro fator muito importante é o clima, devemos resaltar que o ambiente climático que vivemos hoje, não é o mesmo que predominava no quaternário, as mudanças climáticas exigiam adaptações, sendo assim o homem podia abrigar-se em uma gruta ou em uma caverna, um local fechado, que o protegesse dos perigos da noite, essas características nos ajudam no momento de identificar um sitio arqueológico.O homem da pré história estava quase sempre em movimento, sendo assim a paisagem da natureza não o admirava tanto, a escolha de seus locais de habitação visavam a sobrevivência.
Um ponto importante do quaternário no nordeste é a megafauna, que pode ser diretamente ligada ao homem de acordo com os artefatos encontrados junto aos esqueletos de megamamiferos extintos. Vale resaltar que a mega fauna não desapareceu por causa do homem, mas sim pelas mudanças ambientais e ambientais.

Bibliografia
________. (1991). Problemas das migrações pré-históricas na América Latina. CLIO – Série Arqueológica,

Relacionados

  • Projeto Metodologico
    1857 palavras | 8 páginas
  • PRAD resíduos sólidos
    14966 palavras | 60 páginas