Dinamica do relacionamento funcional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Gestão em Recursos Humanos

Profª. Espec. FRANCELI RAMOS

DINÂMICA DO RELACIONAMENTO FUNCIONAL

Aluno: Natalia Carvalho Dias





CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 – O AUTOCONHECIMENTO
2 – AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
3 – RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
4 – RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS
5- MOTIVAÇÃOE LIDERANÇA
6 – O MARKETING PESSOAL
7 – O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
8 – OS PRECONCEITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO





DINÂMICA DO RELACIONAMENTO FUNCIONAL
É o conjunto de leis do comportamento do grupo com ato de relacionar o colaborador a sua função e suas atribuições funcionais. A dinámica de uma organização é,portanto, o conjunto de situações e comportamentos os quais originam-se da interação de seus atores. As organizações produzem sentidos coletivos que podem ou não estar alinhados com o conjunto de normas, interesses e pactos feitos pelos indivíduos participantes. Quanto mais se convive, mais ficam claras as diferenças e as dificuldades de relação entre os indivíduos.
O autoconhecimento consiste emaprimorar nossas habilidades e vencer nossas dificuldades, e assim podemos encontrar as respostas e os caminhos mais claros para alcançar a Felicidade. Autoconhecimento emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem.
Controle Emocional - habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Felicidade não está em coisas que conquistamos,mas está em nós mesmos. A felicidade é o maior de todos os bens e ela se faz pelo conhecer a si mesmo e o cuidar de si .
É fato que a Felicidade está sempre atrelada às Atitudes. Pessoas bem sucedidas têm algo em comum, são pessoas de Atitude, Fibra, Persistência e auto motivadas. Não acredito em Sorte, acredito em boas oportunidades, mentes preparadas e Atitudes Vendedoras.
Para tantoprecisamos estar sempre preparados, informados e buscando constantemente o aprimoramento. Algumas pessoas visualizam apenas defeitos, problemas, limitações e só fazem lamentações, e outras visualizam oportunidades, buscam soluções e fazem acontecer!
ATIVIDADE - TEXTO 1 : A sufocante rotina
Cada vez mais vivemos numa rotina sufocante. Levantamos da mesma maneira, reclamamos dos mesmos problemas,cumprimentamos as pessoas da mesma forma, corrigimos os filhos, alunos e colegas de trabalho com os mesmos jargões, andamos pela mesma rua, possuímos os mesmos desejos. Enfim, dançamos a valsa da vida com as duas pernas engessadas. Muitos querem riscar do mapa o domingo à tarde. Você quer riscá-lo? No domingo à tarde aumenta o índice de rotina gerando uma ansiedade desconfortável. Alguns tiram férias.Uma semana depois não agüentam. A rotina engessa e massacra seu prazer. Não sabem se aquietar, relaxar, criar, romper sua agenda. Falta criatividade, troca de experiência, encanto pela vida. A rotina enfadonha tem levado inúmeras pessoas a ter depressão e ansiedade. Muitas se isolam dentro das suas casas e, o que é pior, dentro de si mesmas. Muitos trabalham durante anos no mesmo ambiente e nuncasurpreendem seus colegas de trabalho. Não sorriem, cumprimentam ou abraçam de um modo diferente. São formais. Precisam de emoção, mas não sabem surpreender. Esse comportamento rígido, afeta não apenas as relações sociais, mas também o desempenham profissional. Você já pensou que muitos colegas de trabalho gritaram sem dizer palavras, gritaram com os gestos, querendo demonstrar que estavam sofrendo,mas você nunca conseguiu ouvir a voz desses gestos? Talvez, atarefado e com milhares de informações na cabeça, nem tenha tido tempo para tal percepção. Faça das pessoas que o rodeiam grandes amigos. Saia do seu casulo. Surpreenda-se. Faça essa brincadeira: repita pausadamente estas palavras em voz audível: Eu prometo que, de hoje em diante, não mais dançarei a valsa da vida com as duas pernas...
tracking img