Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DINÂMICA DE GRUPO


Introdução

Pesquisas mostram que aproximadamente 15% dos processos de recrutamento utilizam dinâmicas de grupo como pré-seleção. Normalmente, numa dinâmica de grupo encontram-se, em média, dez candidatos para serem avaliados; mas você pode participar de dinâmicas com 20 candidatos. A empresa usa a dinâmica de grupo quando existem muitos currículos de boa qualidade.Como funciona: Em geral, a empresa marca com todos os candidatos para aparecerem no mesmo dia, num determinado horário.
Uma dinâmica de grupo, geralmente, é composta por um líder – o facilitador – e dois ou três observadores. Os candidatos são colocados em um verdadeiro aquário para serem observados. A dinâmica pode ser uma discussão de vários tópicos relacionados ao cargo em pauta ou pode ser adiscussão de um caso. O objetivo da empresa é olhar como os candidatos se comportam e participam nas discussões. Você vai notar que os observadores e o líder contarão quantas vezes você participa. Aquele que menos participa, obviamente, estará fora.
É importante participar com entusiasmo em uma dinâmica de grupo para ser selecionado. Cuidado para não falar bobagens, porque também será avaliado oconteúdo de suas observações. Não cometa o erro de falar por falar.
A dinâmica geralmente começa com o líder pedindo para todos os participantes falarem durante um minuto (60 segundos) sobre eles mesmos. Antes de participar da dinâmica, prepare um pequeno discurso apresentando suas qualificações de uma maneira sucinta, colocando seus pontos fortes e mostrando porque você merece o emprego.
Adinâmica de grupo é o primeiro passo no longo percurso para se conseguir uma oferta de emprego. Aqueles selecionados, geralmente, precisam passar para uma próxima etapa, em uma entrevista individual.
A dinâmica é um jogo de aparências. O próprio processo para se conseguir um novo emprego é um jogo de aparências. Primeiro seu currículo deve ter uma ótima aparência, com um ótimo conteúdo. Em seguida,durante uma dinâmica, você deve destacar suas ‘aparências’ por meio da fala e da postura. A avaliação é muito superficial. Em resumo: prepare-se para ser um showman, ou uma showoman, em uma dinâmica de grupo.

Histórico e definições

A dinâmica de grupo, como forma de brincadeiras lúdicas e jogos sem pretensão de analisar aspectos comportamentais, surgiu bem antes de haver qualquer menção àestrutura organizacional das empresas e sociedade. No início de tudo o termo "dinâmica de grupo" não era utilizado. "Em Recursos Humanos lutamos, inclusive, para dissociar a palavra "brincadeira" do conteúdo técnico, pois é uma das imagens distorcidas do instrumento", afirma Izabel Failde, psicóloga, consultora em RH e especialista em Dinâmica de Grupo do Empregos.com.br.
Tudo começou noperíodo paleolítico, com as ingênuas brincadeiras das crianças. Izabel conta que nesta fase já existem registros de desenhos nas cavernas, provavelmente retratando as guerras entre as tribos ou lutas com os animais (para subsistência). As crianças, posteriormente, imitavam os pais utilizando as armas na simulação de brincadeiras de guerra. Neste período já há impressões arqueológicas de que eles tinhamconsciência do jogo, usando uma bexiga de animal como bola, por exemplo. Na Idade Média, surge a idéia da simulação de situações. Os pagens simulavam uma "guerra" com as crianças, fazendo uso de arco-e-flexa e de jogos como "cabo de guerra". Nesta época já há inclusive a idéia de ganho e perda que um jogo pode causar.
Mais tarde, já na época industrial, em 1933, foi realizada uma pesquisapara verificar se o estresse e as condições estruturais das fábricas influíam no trabalho dos operários. A investigação provou que as condições de trabalho, extremamente precárias, prejudicavam e causavam fadiga nos funcionários. Com algumas melhorias, como uma iluminação adequada, os trabalhadores tiveram uma significativa melhora na performance. "Desde então foi provado que os fatores externos...
tracking img