Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Estrutura: o espírito da organização
As organizações de hoje estão inseridas em um mundo repleto de transformações que dizem respeito a mudanças na forma de viver, de pensar,de se comunicar e de prosperar. Esses fatos têm levado muitas organizações a buscar novas formas de se estruturarem, no entanto muitas fingem vestir-se na última moda, embora suasatitudes básicas ainda sejam convencionais.
Vários esforços de mudanças não tem êxito pelo desconforto dos executivos em livrar-se do velho traje organizacional e vestir, de fato, um novo.Pelo que tudo indica, a inovação e a mudança são obtidas quando há princípios e valores que sustentam sua implementação. Desejos superficiais e externos não é suficiente para garantir suaadoção.
As estruturas organizacionais moldam o comportamento dos indivíduos, à medida que se desenvolvem, são convertidas em normas, regras, princípios, valores e crençasorganizacionais.
É importante que as organizações sejam vistas como organismos vivos, em constante troca com o ambiente externo e em processo contínuo de transformação interna. E se a estruturareflete o espírito, é possível pensar que a reformulação da estrutura organizacional se dará quando houver também a mudança do espírito, quando houver a reformulação dos valores e dosprincípios que a sustentam.
Considerações Finais
A estrutura revela como a organização lida com a inovação, como trata eventos não planejados e como realiza as tarefas cotidianas. A busca pornovas estruturas revela a necessidade que muitas organizações têm de modificar sua forma de trabalhar, de alterar seu modo de funcionamento.
O desafio atual das organizações é fazer oseu trabalho de uma nova forma, encontrar novos modelos que permitam que o trabalho operacional e cotidiano seja realizado ao mesmo tempo que o trabalho criativo, gerador da inovação.
tracking img