Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
DISCIPLINA DE DINÂMICA DE GRUPOS

Grupo: Akinori Januário Mendes
David Silva Franco
Laysa de Oliveira Reis
Sarah Furtado


COMPETÊNCIA EMOCIONAL

1.CONCEITO

Os estudos indicam que, mais do que o QI ou capacidades intelectuais isoladamente, a inteligência emocional é responsável pelas melhoresdecisões, por organizações mais dinâmicas e por um estilo de vida mais satisfatório e bem sucedido. De acordo com Rogério Calusa (2009), as pessoas pagam alto preço nos âmbitos pessoal e profissionalpela insistente tentativa de separar as emoções do intelecto, quando, na verdade, precisamos de ambos e que ambos trabalhem em conjunto.
As emoções não são apenas manifestações de humor ou desejos,nossa mente emocional nos fornece constantemente informações importantes que precisam ser adequadamente interpretadas e avaliadas para resultarem em comportamentos apropriados e levarem à bons resultados. É importante também ser capaz de perceber e sintonizar com as emoções alheias e ter consciência de como elas nos afetam e de como nós afetamos as outras pessoas (empatia), o que se torna importantepara a função de liderança.
A competência emocional é definida como a soma de conhecimentos e habilidades que permitem que uma pessoa lide com as próprias emoções e com as dos outros, bem como saber como e quando expressar as emoções.
Segundo Daniel Goleman (1995), as principais habilidades mentais que constituem a inteligência emocional são:



Autoconsciência
Empatia
Comunicação
Lidarcom a tensão
Solução de conflitos
Intuição
Lidar com sentimentos
Assertividades
Auto-revelação
Responsabilidade
Auto-aceitação
Participação em grupo


A competência emocional está relacionada com controlar impulsos, constituindo-se como tarefa desafiante desde a infância, quando as pessoas já se veem na obrigação de substituir o princípio do prazer pelo princípio da realidade. Nestesentido, a competência emocional pode ser moldada de acordo com o ambiente familiar e profissional que o indivíduo encontra-se inserido e está intimamente relacionada com as habilidades de interação interpessoal.
No entanto, a realidade vigente demonstra que as famílias, as instituições de ensino e as empresas ainda não estão devidamente preparadas para desempenhar eficientemente o papel de promoçãodo desenvolvimento da personalidade humana, de forma a instigar positivamente o seu potencial como indivíduo e ser social.

2. A PESQUISA

FelaMoscovici realizou uma pesquisa exploratória no intuito de identificar os tipos de respostas emocionais presentes nos processos interpessoais e levantar os aspectos em que há maior dificuldade na relação entre os membros do grupo.
O levantamento dosdados foi realizado através de um formulário elaborado pela autora e denominado “Inventário Emocional”. O formulário foi elaborado com base em estudos e pesquisas realizadas anteriormente por outros autores e pesquisadores do tema, além de suas próprias percepções.
O formulário é composto de 23 itens que são agrupados em cinco dimensões:

Autoconsciência emocional: conhecer suas própriasemoções;
Controle de emoções: autodomínio das manifestações de suas emoções;
Canalização produtiva das emoções: expressão adequada das emoções;
Empatia: reconhecer emoções dos outros e entrar em estado de “fluxo”;
Habilidade de lidar com relacionamentos: habilidade de conciliar as emoções dos outros com as próprias.

O formulário é simples de ser preenchido, basta cada individuo classificar cada umdos itens como “mais fácil” ou “mais difícil” em seus comportamentos. Desde o ano de 2000 ele vem sendo aplicado em seminários e wokshops, mostrando-se um instrumento eficaz para a realização de questionamentos e reflexões que permita um desenvolvimento do autoconhecimento, crescimento pessoal e interpessoal no trabalho em grupo.
A pesquisa realizada pela autora contou com 31 grupos...
tracking img