Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DINAMICAS DE GRUPOS

PRA QUE SERVE UMA DINÂMICA?
• "A dinâmica tem como objetivo fazer com que os candidatos vivenciem situações do dia-a-dia, demonstrando se possuem as características necessárias para a vaga. Os consultores procuram aplicar atividades que deixem os candidatos à vontade e descontraídos, mas jamais expor as pessoas ao ridículo. Nem sempre as atividades refletem situaçõesexatas que o candidato irá desenvolver no cargo, uma vez que o importante é observar suas reações e atitudes frente a determinadas situações . Alguns processos seletivos incluem uma atividade relacionada ao ramo da empresa, mas não existe uma regra. A dinâmica é sempre realizada antes da entrevista pois serve para eliminar os candidatos que não tenham o perfil adequado. Entrevista e dinâmica secompletam, uma vez que a entrevista permite explorar características que não foram abordadas na dinâmica ou checar se o perfil do candidato está de fato adequado à vaga. Se fosse ao contrário, tanto o candidato quanto o consultor perderiam muito mais tempo até chegar a uma conclusão esperada pela seleção".

Os elementos de uma dinâmica:
• Objetivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o quese quer alcançar. Materiais-recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, vídeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes. • Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado,escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que está sendo proposto.

• Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com início, meio e fim. Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara. Número de participantes: Ajudará a ter uma previsão do material e do tempo para odesenvolvimento da dinâmica. Perguntas e conclusões: Que permita resgatar a experiência, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu. O momento da síntese final, dos encaminhamentos, permite atitudes avaliativas e de encaminhamentos.

• Técnica quebra-gelo
- Ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. - Pode ser uma brincadeira onde as pessoas semovimentam e se descontraem. - Resgata e trabalha as experiências de criança. - São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.

• Técnica de apresentação
- Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentara vontade das pessoas.

Exige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.
- São as primeiras informações da minha pessoa. - Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração. - O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração.

• Técnicas de animação e relaxamento
- Tem comoobjetivo eliminar as tensões, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo. - Estas técnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima grupal é muito frio e impessoal. - Devem ser usadas quando necessitam romper o ambientefrio e impessoal ou quando se está cansado e necessita retomar uma atividade. Não para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra

Tipos de dinâmicas.
A Lição Da Pedra ( Reflexão ) OBJETIVOS: A importância de enxergarmos as coisas como são realmente, discorrer sobre a superficialidade de nossos julgamentos, o perigo dos preconceitos e como podemos enxergar a beleza interior MATERIAL:...
tracking img