Dinamica da atmosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIsualização da atmosfera por meio das nuvens
A atmosfera é um dos componentes da biosfera, essa é a parte gasosa composta por vários tipos de gases (78% nitrogênio, oxigênio 21% e apenas 1% de outros gases como gás carbônico e vapor d`água) que envolvem a Terra.

As camadas da atmosfera estão divididas em:

Termosfera e Exosfera: Correspondem à última camada da atmosfera que está na faixaentre 80 e 400 km; a exosfera, camada que está acima da atmosfera, é o lugar onde se concentra uma grande quantidade de íons, responsáveis pela propagação dos sinais de rádio no planeta.





Mesosfera: Está presente na faixa entre 50 e 80 km de altitude, nela está presente o ozônio, sua temperatura pode atingir 50o negativos.



Estratosfera: Possui ar rarefeito, muitoutilizado pela aviação em razão da pouca resistência do ar, possui temperatura acima de 50o, contém ozônio em sua composição.



Troposfera: É a primeira camada, onde ocorre o desenvolvimento da vida e formam as nuvens, a temperatura pode cair a -50o.

Aquecimento terrestre

O sol é indispensável para a propagação da vida, mas de todos os raios que entram na atmosfera, apenas 51% chega àsuperfície terrestre. É como se houvesse uma “filtragem” realizada pela atmosfera, os 49% restante dos raios são absorvidos pelas nuvens e alguns gases.

Essa quantidade de luz vinda do sol, que atinge a superfície terrestre, é chamada de insolação.

A Terra, por ter formato esférico, faz com que os raios solares incidem na superfície terrestre de forma irregular, pois quanto mais próximo dalinha do Equador mais os raios atingirão de forma perpendicular e maior será a insolação na superfície, à medida que se afasta da linha do Equador, os raios incidem de forma dispersa.
Os raios que atingem a superfície são absorvidos pelos solos e pelas águas, e depois liberam calor, esse processo é denominado irradiação.

Chuva Acida
O que é chuva acida
É a queima de carvão e de combustíveisfósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas,atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas,monumentos e edificações
Como ela ocorre:
Inicialmente, é preciso lembrar que a água da chuva já é naturalmente ácida. Devido à uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6. Ela adquire assim umefeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.
Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. QUAIS AS RECAOES DA CHUVA? Desta poluição A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente dasimpurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo nitrogênio do ar, que se combinam com o oxigênio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Estes se difundem pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado.

Uma possivel reacao pra chuva acida :
S(s) + O2(g) ---> SO2(g)2SO2(g) + O2(g) ---> 2SO3(g)
SO3(g) + H2O(l) ---> H2SO4 (l)
um pouco se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água. Passa então a existir o risco da chuva ácida.

Ilhas de Calor

Ilha de calor ou ilha de calor urbana (ICU) é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura...
tracking img